terça-feira, 28 de abril de 2009

Fábio Dalonso na UTI

Por Tatiana de Souza

O Ex-presidente da câmara de vereadores de Joinville e ex-candidato a vice-prefeito da cidade sofreu um infarto na noite desta segunda-feira (27). Segundo a Assessoria do Hospital da Unimed, Dalonso está na UTI e seu estado de saúde é estável.

Tucanos e Centro de Zoonose

Por Tatiana de Souza

Tem gente em Joinville criticando a construção do Centro de Zoonose. Calma pessoal o centro é para cuidar de animais como cachorros, gatos, caramujos, ratos, cavalos... não para prender tucanos...

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Itapoá recebe força-tarefa

Por Tatiana de Souza

Serviços como confecção de identidade, corte de cabelo, serviços odontológicos, regularização de dívidas com a prefeitura, informações e atendimento em geral dos serviços prestados pelo Estado serão oferecidos a população de Itapoá. O evento acontece nesta quinta-feira (30) no ginásio Itapemar.
O evento acontece das 8 horas às 17 horas.

Parada Gay

Por Tatiana de Souza

A 1ª Parada da Diversidade de Joinville está causando discussões nos meios de comunicação e na sociedade. A parada está prevista para dia 28 de junho e a Fundação Cultural de Joinville está apoiando o evento.

Opine.

Você é a favor do poder público patrocinar esses eventos ou não?

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Mais uma análise do fazer jornalístico

Por Tatiana de Souza

Nos Capítulos 4, 5 e 6 do livro Jornalismo e Desinformação de Leão Serva o autor trás alguns conceitos para explicar porque o jornalismo atual desinforma. Acredito ser necessário antes de fazer uma análise crítica do texto expor quais são as definições que Serva nos apresenta de três conceitos básicos.

Omissão: é a ausência de informação causada por falta de condições do órgão da imprensa de obtê-la. Encaixam-se aqui problemas técnicos, financeiros, etc. Para que aja a omissão o fato tem que ter ocorrido e se propagado para os diversos meios com exceção daquele veículo.

Sonegação: A informação chegou até o veículo, porém por algum motivo não foi dada. Ou por erro de edição ou qualquer outro motivo.

Submissão: embora a informação tenha sido noticiada tem uma edição que não permite ao receptor compreender e deter a sua rela importância ou mesmo seu significado.

Com o jornalismo que é feito nos dias de hoje fica quase impossível para o repórter se prevenir de qualquer tipo desta definições e produzir algo “puro”. Todo o processo de produção da notícia é rodeado de edições que limitam o entender do receptor. Não que o receptor seja um burro e não saiba diferenciar as coisas. Mas, é fato que o processo de edição elimina, ou por conveniência ou por descuido, partes importantes para o entendimento. A questão de o jornalista receber o material pronto da assessoria sem estar no evento é um dos fatores que leva o profissional a cometer o conceito de omissão. Alguma coisa aconteceu que o repórter não pode estar no evento e aí apresenta ao seu leitor uma visão de assessoria, que não permite o lado crítico do que aconteceu.

A partir do conceito de submissão podem-se obter dois outros conceitos, sendo o segundo mais comum, no meu ponto de vista, nos veículos locais (A Notícia e Notícias do Dia). O primeiro conceito é quando a submissão atinge um grau de “desinformação informada” a informação acontece, porém ela dificulta o entendimento do fato. Já a segunda definição e a “desinformação funcional” e essa é mais típica nos veículos joinvilenses. Embora todos os veículos veiculem a informação o entendimento continua falho, pois não aprofundamento do tema.

É o que Leão Serva fala para explicar o fenômeno de metralhadora de signos. Segundo o autor é nisso que os jornais se transformaram, em meios que apenas “vomitam” a informação sem dar tempo e condições para o receptor analisar o assunto. O jornal está saturado de informações e neste processo uma matéria anula o poder de informação da outra deixando o leitor ao fim da leitura com “ar de não entendi”.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Desempregada surpreende na versão inglesa de 'Ídolos'

Susan Boyle, uma desempregada de 47 anos, que vive na Inglaterra, foi tentar realizar o sonho de ser cantora no show de TV "Britain´s Got Talent" - a versão inglesa dos programas "American Idol" e "Ídolos".

Antes mesmo de se apresentar, a mulher, que foge aos padrões de beleza e mocidade vistos no show, enfrentou gozação do público e até do júri, entre eles, o apresentador Simon Cowell, o jurado mais irônico do "American Idol".

Susan que deixou o sonho de ser cantora de lado para cuidar dos pais, escolheu a música "I dream a dream", do musical "Os Miseráveis" e deixou a platéia boquiaberta com a sua voz.

Fazer o que agora JEC


Por Tatiana de Souza Sabatke

Após um belo início de temporada o time joinvilense decepciona sua torcida e segue sem calendário para o segundo semestre...

Tem jogador que já foi contratado por outros times. Mas, e os torcedores como ficam nesta situação.? Até quando vamos torcer por um time que chega na final e apaga?

JEC você tem que brilhar assim como sua torcida brilha em jogos na arena..

E você acha que é justo o JEC torcer para o Brusque desistir e ficar com a vaga dele? E mais, será que o Brusque vai desistir por falta de patricínio?

Kennedy vai falar

Por Tatiana de Souza

O deputado estadual Kennedy Nunes, que apoiou Carlito no segundo turno das eleições com o propósito de Carlito assumir suas principais proprostas ( redução da passagem de ônibus e redução da tarifa da água) vai se pronunciar.

Está marcado para esta tarde (23) às 15 horas a entrevista coletiva onde o deputado, que vai revelar o conteúdo da conversa que teve com Carlito no feriado de Tiradetes. Alguns acreditam que Kennedy vai romper com Carlito após o prefeito ter assinado o aumento da tarifa de água, na última sexta-feira (17).

O que por sinal foi muito estranho!. Assinar um aumento em véspera de feriado. Será que o prefeito deseja que as pessoas esqueçam as promessas de campanha durante o feriadão?

Estamos de olho...

quarta-feira, 22 de abril de 2009

15 milhões de reais investidos na educação

Por Tatiana de Souza

Oito escolas da região serão beneficiadas reformas emergenciais. Seis unidades em Joinville (Escolas Arnaldo Moreira Douat, Conselheiro Mafra, Francisco Eberhardt, Jorge Lacerda, Plácido Olímpio de Oliveira e Rudolfo Meyer). As outras duas estão localizadas em São Francisco do Sul (Escola Felipe Schmidt) e em Garuva (Escola Tancredo Neves). Em seis anos o Estado já investiu R$ 15 milhões em reformas e construções de escolas.

O edital para licitação foi lançado nesta quarta-feira (22) e pode ser acessado na íntegra no site: www.jve.sdr.sc.gov.br link “licitações”. A abertura dos envelopes está prevista para dia 8 de maio da sede da SDR – Joinville.

As unidades escolares receberão obras de revestimento de quadra de esportes, reforma de ginásio de esportes, recuperação do muro, execução da calçada de passeio e ainda reforma da cobertura da unidade escolar.

Gerenciamento Costeiro para preservar o meio ambiente

Por Tatiana de Souza Sabatke

O objetivo do programa é impedir a ocupação desordenada de dunas, restingas e costões, mangues e áreas de preservação ambiental. Contudo, o leque de ações é bem maior. Envolve da simples demarcação de área para banho à pesca industrial; da definição de locais para prática de navegação esportiva aos pontos onde navios podem atracar e fundear.

36 municípios fazem parte do Gerenciamento Costeiro e são divididos em cinco regiões:

Litoral Norte, formado por Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul e Barra Velha.

Litoral Centro-Norte, formado por Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Piçarras, Penha e Porto Belo.

Litoral Central, formado por Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, São José e Tijucas.

Litoral Centro-Sul, que abrange os municípios de Garopaba, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna e Paulo Lopes.

Litoral Sul, formado por Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Içara, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Sombrio.

Receber bem o turista

Por Tatiana de Souza Sabatke

Estão abertas as inscrições do Training Show - Bem Receber o Turista, evento que acontece na próxima terça-feira (28), em Joinville. Marcado para às 19 horas, no auditório do Colégio Elias Moreira, este evento tem a finalidade de valorizar os profissionais do trade turístico, destacando técnicas de atendimento e vendas em turismo.

O evento é organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-SC). As inscrições podem ser feitas no portal: www.bemreceber.com

Show Gospel e brigas na Festilha

Por Tatiana de Souza

A maior parte das brigas da Festilha aconteceram durante os shows gospel. Os próprios moradores da 3ª cidade mais antiga do Brasil prestigiaram a Festa do Maracujá na cidade vizinha (Araquari) sob a alegação de que a Festilha (são Francisco do Sul) estava menos organizada que a do Maracujá.

Operadoras de TV paga não podem mais cobrar pelo ponto extra

Por Eberson Teodoro

Quem reclamava por ter que pagar para ter ponto extra na TV a cabo ou satélite agora já pode comemorar. Foi publicado hoje no Diário Oficial a decisão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) de proibir a cobrança pelo ponto adicional. Foram quase dez meses de discussão e será permitida a cobrança de instalação e manutenção do equipamento, proibindo a cobrança mensal pelo serviço extra.

VIII Mostra de Teatro

Nos dias 30 e 31 de maio ocorre a VIII Mostra de Teatro do Belas Artes. A mostra será no
Teatro Juarez Machado e os participantes são todos os alunos do curso de artes cênicas do Conservatório, entre eles estão crianças, adolescentes e adultos.
As apresentações ocorrem uma vez por semestre. São no total 13 apresentações, dirigidas por Samira Sinara e Ernst Klipp.
Entre as peças há adaptações dos contos de Luís Fernando Veríssimo e Tenesse William com " Um bonde chamado desejo".

Ingressos no Conservatório Belas Artes.
Valor: R$16,00 (inteira)
R$8,00 (estudantes)


terça-feira, 21 de abril de 2009

Cadastro "antitelemarketing" pode ser criado em Joinville

Por Eberson Teodoro

Os joinvilenses que possuem uma linha telefônica em casa e gostariam de não mais receber ligações de empresas de telemarketing podem ter esperanças. O vereador Osmari Fritz (PMDB) encaminhou uma proposta à Câmara de Vereadores para criar um cadastro, bloqueando os números de clientes de telefonia para o recebimento deste tipo de ligação.
Em São Paulo este cadastro já é realidade: desde o dia 27 de março uma lei parecida está em vigor. Já são mais de 100 mil telefones inscritos. Em Joinville, como no estado de São Paulo, o órgão responsável pelo cadastro seria o Procon.
Vale lembrar que, em São Paulo, somente instituições filantrópicas e empresas de cobrança continuam tendo o direito de fazer ligações indiscriminadamente aos consumidores.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Prefeitura de Joinville e Abrigo Animal não se entendem

Por Tatiana de Souza

Mais de 1.300 animais podem voltar às ruas da cidade


Carlito Merss disse não aos projetos do Abrigo Animal, que, ameaça devolver às ruas da cidade os 1300 animais que cuidam. A presidente da instituição, Cristina Nachtigall teme pelo rompimento do convênio de R$ oito mil que existe entre Secretaria Municipal da Saúde e ONG. A conversa entre as lideranças ocorreu após 60 dias de tentativas e resultou no fechamento da associação para o recebimento de mais animais. No entender de Cristina o encontro foi cercado de ironias e falta de interesse por parte de Carlito. Que alegou não gostar de animais e achar engraçado alguém se preocupar tanto com eles. O prefeito se defendeu afirmando que gostar ou não de animais não interfere na administração. “O Ministério Público obriga a construção do Centro de Zoonose. É lei e eu tenho que cumprir”, declarou. Com relação ao Abrigo Carlito afirmou que o repasse da verba está em dia e que o convênio não será rompido.

Os voluntários do Abrigo Animal alegam que o Centro de Zoonose prevê apenas matança de animais e por isso são contra este projeto. Cristina afirma que se for percebido a falta de cuidado com os bichos, o Abrigo vai denunciar a prefeitura ao Ministério Público. O médico veterinário da Vigilância Epidemiológica de Joinville, Ítalo Osmar Lenz, explica que o Centro não prevê a morte dos animais. “Nós somos contra o extermínio de animais”. Segundo ele o espaço vai atender denúncias de maus tratos e de animais acidentados. A lei federal que regulariza a construção de Centros de Zoonose proíbe a construção de salas cirúrgicas no terreno do Centro. Por isso o poder público quer fazer parcerias com clínicas veterinárias particulares para garantir as castrações e outros procedimentos cirúrgicos.

A Vigilância Epidemiológica de Joinville pretende desenvolver um projeto para identificação dos animais do município. “Ainda não sabemos se será com implantação de chip ou tatuagem”, conta Ítalo. Mas, esse processo vai garantir a identificação com eficiência quando o animal estiver perdido. Outro plano é mostrar aos donos de animais os benefícios da castração. Em meados de 2008 a prefeitura fechou convênio com a ONG Abrigo Animal para castração de 200 animais da instituição, porém a Secretaria de Saúde recebeu denúncias de que animais de amigos das voluntárias da ONG estavam sendo castrados no lugar dos que a instituição cuida. Mesmo nenhuma destas denúncias sendo comprovadas a prefeitura não renovou o contrato.


O que prevê o projeto do Centro de Zoonose

A construção do Centro de Zoonose em Joinville vem sendo discutido desde da administração anterior. Nesse período, a verba de R$ 600 mil, destinada pelo Ministério da Saúde para execução da obra, já voltou ao governo federal duas vezes. Agora, com o projeto aprovado a Prefeitura de Joinville aguarda o depósito do dinheiro para dar início a construção. Após o recebimento o município deve entrar com contrapartida de R$ 200 mil e tem prazo de seis meses para conclusão da primeira etapa. O terreno com área de 35 mil metros quadrados receberá canis, área administrativa, sala para triagem e depósito. A primeira parte do prédio terá 800 m².

Quando recolhidos os animais serão tratados e esperam seus donos por três dias. Caso não sejam procurados vão para adoção. Jeane Regina Vieira, gerente das Unidades de Vigilância em Saúde de Joinville, conta que este projeto não vai substituir o Abrigo Animal. “O trabalho que eles (Abrigo Animal) prestam, embora não esteja de acordo com os padrões de higiene estabelecidos pela vigilância sanitária, deve continuar pois o Centro não vai abrigar animais” vai apenas tratá-los e em seguida encaminhar para adoção. Joinville também sofre com o problema dos carroceiros, que muitas vezes maltratam seus cavalos. Estes quando forem tratados no Centro de Zoonose serão encaminhados para leilões.


Suposto desvio de verba para o Abrigo Animal

Nos últimos dias a ONG Abrigo Animal se envolveu num suposto escândalo de desvio de verba pública. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina o desvio teria sido feito pela tesoureira do Abrigo e ex-cargo de confiança da Fundema, Osnilda Bachtold, o processo gira em torno de dois cheques no valor de R$ 2 mil cada. A Presidente do Abrigo, Cristina Nachtigall, afirma que isso não é verdade, pois a instituição nunca recebeu nenhuma ajuda da prefeitura, além do convênio com a Secretaria de Saúde no valor de R$ 8.644. Cristiane garante que toda a prestação de contas está disponível na contabilidade da ONG e pode ser consultada por qualquer pessoa. E acha estranho a denúncia de desvio de verba acontecer quatro dias após a conversa entre prefeito e Abrigo.

Questionado sobre a denúncia aos meios de comunicação ter sido feita por ele, Carlito reagiu dizendo “ou essa mulher é louca ou ela é uma mentirosa”. O prefeito contou que a reunião entre a ONG e ele foi desorganizada e teve ameças partindo das voluntárias do Abrigo além de gritos e conversas paralelas entre elas. “Algumas vezes eu até pedi para nos organizarmos, pois não tinha como acontecer uma reunião produtiva no meio de uma bagunça”, alegou Carlito.

Exposição de Desenhos "Amazônia"

Uma exposição de desenhos dedicados à Amazônia foi a proposta das irmãs Camila e Daniela Schneider Rosa que serviu de registro de conclusão do curso de Desenho Artístico do Conservatório Belas Artes de Joinville. Os desenhos exploram as cores e riquezas naturais da fauna e da flora, alémd e retratos indígenas. A exposição fica no Belas Artes, situado na Rua Aubé, n° 427, Centro até 1° de maio. A visitação é gratuita, das 8h às 21h30 e aos sábados das 8h às 18h.



Informações: (47) 3026 1816



Por Jaqueline de Mello

Maskavo na Festilha

Por Tatiana de Souza

O show com a banda Maskavo começou pontualmente às 22 horas e teve duração de 1hora e meia. O evento agitou a Festilha em São Francisco do Sul. O público lotou o espaço para ouvir Maskavo cantar músicas de sua própria autoria além de Bob Marley e Tim Maia.

Joinville terá sua 1a Parada gay

Por Eberson Teodoro

O ano de 2009 ficará registrado para a nossa cidade como o ano em que, pela primeira vez, aconteceu um evento em defesa dos direitos dos homossexuais. E com apoio da prefeitura! Dia 28 de junho será realizada a Primeira Parada da Diversidade, com o tema "Direitos Seus+Direitos Meus=Direitos Humanos". Para a mesma data já foi instituída o dia municipal de combate à homofobia.
O evento terá apoio da Fundação Cultural de Joinville e será organizado pelas Ong´s Arco-Íris e Grupo Vida.

sábado, 18 de abril de 2009

Eleição

Por Tatiana de Souza

É! Véspera de ano eleitoral e os possíveis candidatos começam a aparecer com mais frequência no meio do povo.

A abertura da 9ª Festa do Maracujá foi um exemplo disso.. Estavam presente:
  • Marco Tebaldi (PSDB)
  • Odilon Ferreira de Oliveira (PMDB)
  • Patrício Destro (DEM)
  • Nilson Gonçalves (PSDB)
  • Darci de Matos (DEM)
  • José Carlos Vieira (DEM)
  • Ideli Salvatti (PT)
  • Maurício Peixer (PSDB)

sem falar daqueles que agente nem imagina que podem ser candidatos...

Abolição de Ponto Facultativo

Por Tatiana de Souza

O vereador Patrício Destro (DEM) aboliu o ponto facultativo do seu gabinete. A nova regra começa a valer nesta segunda-feira (20), Feriado de Tiradentes. Segundo ele, esses feriados atrapalham o bom desempenho do serviço público.

O que você pensa sobre isso? Será que essa abolição continua por muito tempo? Ou é apenas "fogo de palha"?

Comente.

Ponto Facultativo

Por Tatiana de Souza

Em função do feriado de Tiradentes a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional - Joinvillee demais órgãos da administração estadual não estarão atendendo nesta segunda (20) e terça-feira (21). O retorno ao expediente será na quarta-feira (22) com horário estendido em uma hora até o dia 29 de abril, conforme decreto estadual nº 2.271 de 14-04-2009.

Prefeitura de Joinville e secretarias regionais páram, porém não precisam compensar o recesso.

É importante lembrar que serviços essenciais como: saúde, segurança continuam trabalahndo normalmente.

Festilha sem energia elétrica

Por Tatiana de Souza

Na primeira música da dupla Hugo Pena e Gabriel acabou a energia elétrica do palco, no Centro Histórico de São Francisco do Sul.

O público esperou, intermináveis, 4 minutos até que tudo voltasse ao normal.

Enquanto isso, muita reclamação do povo pelo ocorrido. Depois que a luz voltou o show prosseguiu normalmente.

Araquari

Por Tatiana de Souza

Você quer comer maracujá?

Vá até Araquari e prestigie a festa que começou ontem.
Um ambiente agradável e familiar. Com praças de alimentação, palcos alternativos, shows nacionais e locais, e parque para as crianças..

Venha! Araquari te espera

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Aumentos em Joinville

Por Tatiana de Souza

Pessoal,

O prefeito Carlito Merss está passando por um período não muito agradável em sua administração. Ao contrário do que muitos imaginavam a tendência é que algumas tarifas aumentem ou sejam reajustadas conforme a inflação.
Segue os três aumentos, que devem ser assinados, em breve, pelo prefeito.

Água (deve ser reajustado conforme a inflação) o que seria um aumento de 6,41% na tarifa. O reajuste está na mesa do prefeito e é bem provável que seja assinado hoje (17-04).

O mais polêmico deles é o reajuste da passagem, que foi questionado pela Seinfra. Se subir a passagem que hoje custa R$ 2,05 ficará em torno de R$ 2,30. As empresas pedem um aumento de 12,2% sob a alegação de que não tem reajuste no preço da passagem desde agosto de 2007.

Outro aumento é referente ao salário dos servidores. Este deve ser discutido na quinta-feira (23).

Agora é hora de opinar..
E aí o que você pensa sobre esses aumentos? Devem ser assinados pelo prefeito?
Comente! Participe!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

45 municípios de SC em situação de emergência

Por Tatiana de Souza

Ao contrário do que aconteceu em novembro de 2008 agora é a seca que castiga os municípios catarinenses. Em todo o estado já são 45 cidades que estão em situação de emergência. O maior problema está na agropecuária visto que é a principal fonte de renda das regiões Oeste, Meio-Oeste, Norte e Planalto Serrano.

De acordo com a Epagri o início do mês de abril foi bastante seco, o que piorou ainda mais a situção. E para os próximos 15 dias a previsão de chuva é mínima.

Relação dos municípios em situação de Emergência

Abdon Batista
Águas de Chapecó
Águas Frias
Anchieta
Bandeirante
Barra Bonita
Belmonte
Caibi
Canoinhas
Caxambu do Sul
Cerro Negro
Chapecó
Coronel Freitas
Cunhataí
Descanso
Galvão
Guarujá do Sul
Guatambu
Iporã do Oeste
Irineópolis
Itá
Itapiranga
LajeadoGrande
Mafra
Major Vieira
Maravilha
MondaíNova
Erechim
Paial
Palmitos
Papanduva
Paraíso
Planalto Alegre
Presidente Castello Branco
Princesa
Romelândia
Santa Helena
São João do Oeste
São José do Cedro
São Miguel do Oeste
Seara
Sul Brasil
Três Barras
Tunápolis
Xaxim

Aleitamento Materno


O UNICEF calcula que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos. Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir consideravelmente a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida. O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho. Nesse momento a mãe e a criança têm a oportunidade de se conhecer melhor pelo cheiro, pelos movimentos faciais e pela conversa estabelecida.

Bebês que são amamentados ficam menos doentes e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento. Quase todas as mães conseguem amamentar com sucesso. Aquelas que não possuem confiança para amamentar precisam do estímulo e do apoio prático do pai da criança, bem como da família e dos amigos. Agentes de saúde, organizações femininas, a mídia e os empregadores também podem oferecer o seu apoio.

Todos devem ter acesso às informações sobre os benefícios do aleitamento materno. É obrigação de cada governo fazer com que as pessoas tenham acesso a essas informações.

Benefícios do Aleitamento

A amamentação ao seio traz uma grande quantidade de benefícios para a mãe e para sua criança.
Para a mãe:
-Reduz a incidência de câncer de mama.
-Protege a mulher contra a osteoporose.
-Torna mãe e filho mais íntimos.

Entre as vantagens para o bebê estão:
-Redução da incidência de doenças alérgicas, como alergias alimentares e asma.
-Redução da ocorrência de diarréia.
-Reduz a incidência de diabetes.
-Redução no número de internações hospitalares.
-Redução na ocorrência de otite média.
-Redução na ocorrência de infecções respiratórias.

Araquari - Festa do Maracujá


Por Tatiana de Souza

Começa nesta sexta-feira (17) a tradicional Festa do Maracujá, em Araquari. Este ano, o evento terá shows nacionais como: Leonardo; Pedro e Tiago e Fat Family. Município com características religiosas e basicamente agrícola, tem hoje uma população de aproximadamente 23 mil habitantes.
Show com Leonardo na segunda-feira (20), véspera de feriado às 21 horas.
Venha! Participe!

Características
Araquari é uma cidade impregnada de religiosidade e misticismo. Seus pontos turísticos e patrimônio histórico são cercados por lendas e histórias de devoção. Uma de suas atrações mais importantes é a Igreja-Matriz, construída por determinação da Coroa Portuguesa, com o esforço dos devotos do Senhor Bom Jesus, e concluída em 1858. Após um século, uma nova igreja foi construída no local.

É famosa pelo “sala dos milagres” em seu interior, recebendo milhares de romeiros e turistas, principalmente no período da festa ao Santo Padroeiro. As ruínas centenárias, habitadas no passado por padres jesuítas e construídas pelos escravos, estimulam a imaginação dos moradores, que divertem os visitantes: os mais antigos garantem que ali se ouvem uivos, gemidos e silvos de flechas. Há ainda dezenas de escavações em busca de tesouros escondidos. Para chegar ao local, pelo Rio Parati, usa-se barco a motor. Por terra, o acesso é a estrada do Rio do Morro, com aproximadamente 12km.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

21º Festilha


162 anos de emancipação política. Esse é o motivo de o povo francisquense abrir hoje (15) a tradicional festa do município. Embora São Francisco do Sul comemore seu descobrimento em 5 de janeiro, assim tem 505 anos sua emancipação política foi em 15 de abril.

Shows nacionais
15/04 - Hugo Pena e Gabriel
16/04 - Suellen Lima
17/04 - Rosa de Saron
18/04 - Dudu Nobre
19-04 - Maskavo

Vamos participar e prestigiar este evento regional!!!!

Ganhadores desta etapa vão representar a Região no Estadual de 29 de abril a 3 de maio

Texto e Foto: Tatiana de Souza

Joinville lidera os Jogos da 3º Idade em quatro categorias, Barra Velha vem em seguida com três, São João do Itaperiú com duas e Garuva com uma. Como participaram quatro municípios da região foi possível concluir a competição no mesmo dia.

Aproximadamente 300 idosos da Região Norte participaram dos Jogos Abertos da 3ª Idade, nesta quarta-feira (15), em São João do Itaperiú. As categorias foram; bocha, bolão 23, dança de salão, dominó, dança coreográfica e canastra. Os primeiros colocados de cada categoria representam a região na etapa estadual, que acontece de 29 a 3 de maio, em Gravatal, no Sul de SC.

Segundo o integrador desportivo da SDR-Joinville, Sérgio Dirceu da Costa (Billy), as competições ocorreram normalmente e todos os participantes se divertiram durante o encontro. “Esses eventos trazem alegria para o pessoal que já trabalhou a vida inteira, agora eles precisam usufruir dos benefícios que o poder público oferece”, garante Billy.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional – Joinville, Manoel José Mendonça parabeniza todos os competidores e as torcidas que prestigiaram este dia de festa e distração. E lembra que “o simples fato de competir já é um importante passo para mostrar que a 3ª Idade está ativa e presente na sociedade catarinense”.

Resultado

Canastra Feminino
1º Garuva
2º Barra Velha
3º Joinville

Canastra Masculino
1º Joinville
2º Barra Velha
3º Garuva
4º São João do Itaperiú

Bolão 23 Feminino
1º Joinville
2º Barra Velha

Bolão 23 Masculino
1º Barra Velha
2º Joinville

Dominó Feminino
1º Joinville
2º Garuva
3º Barra Velha

Dominó Masculino
1º Barra Velha
2º São João do Itaperiú
3º Joinville
4º Garuva

Bocha Feminino
1º Joinville
2º São João do Itaperiú

Bocha Masculino
1º São João do Itaperiú
2º Joinville
3º Barra Velha

Concurso de Dança de Salão
1º Barra Velha
2º Joinville
3º São João do Itaperiú
4º Garuva

Dança Coreográfica
1º São João do Itaperiú
2º Joinville

300 idosos participam dos Jogos da 3ª Idade, em São João do Itaperiú

Por Tatiana de Souza

Começa nesta quarta-feira (15) às 8h30min o Campeonato Regional da 3ª Idade. O evento acontece no Centro de Integração Euclides Raul Monteiro, rua José Bonifácio Pires, nº 82 – Centro, São João do Itaperiú. Quatro municípios da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional vão participar (Barra Velha, Garuva, Joinville e São João do Itaperiú).

Cada uma das delegações concorrerá com uma equipe nas categorias de bocha, bolão, dança de salão, dominó, dança coreográfica e canastra. Os ganhadores receberão troféu e medalha, além de serem agraciados com almoço e lanche oferecidos pela Prefeitura de São João do Itaperiú. São esperados 300 participantes entre atletas e torcida. Todas as competições serão realizadas pela manhã, pois a tarde haverá um baile comemorativo.

Segundo o integrador desportivo da SDR-Joinville, Sérgio Dirceu da Costa (Billy), os campeonatos envolvendo a terceira idade são importantes para manter a população, a partir dos 60 anos, ativa e com alguma atividade que anime e distraia. A etapa estadual acontece de 29 a 3 de maio, em Gravatal, no Sul de SC.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Foto de Sebastião Salgado

FALA DO VELHO DO RESTELO AO ASTRONAUTA


Aqui, na Terra, a fome continua,
A miséria, o luto, e outra vez a fome.
Acendemos cigarros em fogos de napalme
E dizemos amor sem saber o que seja.
Mas fizemos de ti a prova da riqueza,
E também da pobreza, e da fome outra vez.
E pusemos em ti sei lá bem que desejo
De mais alto que nós, e melhor e mais puro.No jornal, de olhos tensos, soletramos
As vertigens do espaço e maravilhas:
Oceanos salgados que circundamIlhas mortas de sede, onde não chove.
Mas o mundo, astronauta, é boa mesa
Onde come, brincando, só a fome,
Só a fome, astronauta, só a fome,
E são brinquedos as bombas de napalme.
(José Saramago)


A cada 3,5 segundos morre uma pessoa vítima da fome no mundo. Fala-se em desigualdade
social, se pensa que nas grandes cidades o preconceito está extinto e a distribuição da renda está equilibrada. E a insistência da mídia em quase nunca mostrar os dois lados permanece. Na maior parte do tempo se apresenta apenas o lado bom das cidades. O famoso Pão de Açúcar compõe o cenário de quase todas as novelas da Rede Globo. As belas praias do Rio de Janeiro estreiam em filmes nacionais. É familiar "Leblon, Copacabana", apenas áreas nobres. E quando se fala em Linha Vermelha nossa memória é encaminhada à palavra: violência, que todos querem esquecer, escondida atrás de uma bela onda da praia de Copacabana, escondida atrás do "carnaval carioca". "Tudo é festa aqui no Brasil telespectador, seja um bom turista e venha gastar seus dólares em nossos hotéis praianos". Enquanto isso, se esconde a miséria, a fome, o tráfeco de drogas que não cessa nem mesmo em universidades particulares, a violência existente nas favelas, as tropas que sobem o morro e atiram para todos os lados, atingindo crianças e pobres inocentes que voltavam para seus barracos após um dia cansativo de trabalho.
A fome é ainda uma verdade do Brasil, aqui não existe "fome zero", isso é apenas marketing, apenas publicidade política. Preocupam-se com a poluição visual dos outdoors, querem a todo custo tirar esses tão tenebrosos materiais das ruas, quando o necessário seria tirar as pessoas das calçadas, as crianças dos semáforos, as armas das favelas, as drogas das escolas... Enxergar a realidade não é para qualquer um. Você nasce e te mostram o conto de fadas, você cresce acreditando que alguém poderá salvar o país, que um rei chegará, tomará as decisões necessárias para o bem estar da sociedade e nada disso acontece. Então você finalmente abre seus olhos para o mundo e se surpreende. Não há reis, somente sapos que fingem ser grandes majestades e na primeira oportunidade furtam a população, enganam as pessoas que acreditavam neles e assim nascem as tão conhecidas CPI's que sempre acabam em nada. Alguém tenta mostrar a verdade e não tem audiência. Um tal mensalão é escondido pela Copa e assim a imprensa se vê obrigada a fazer seus telespectadores se esquecerem de fatos tão importantes quanto esse.
Fome é um problema sem solução, dizem. Não, roubo governamental, abuso de autoridade, 200 carteiras de couro legítimas banhadas a ouro no valor de 14 mil, 14 carros de aluguel, isso sim é um problema não diria sem solução, mas um problema adormecido. Pois, enquanto continuarmos a dizer "deixa assim, nada vai adiantar eu me manifestar", então, será sim um problema sem solução.Assim, se a passagem de transporte público aumentar, também será um problema sem solução. "Deixa assim, afinal, tudo aumenta". Acontece, povo brasileiro que o seu salário não aumenta. Analise, veja bem, compare, faça os cálculos. Você paga tantas taxas que nem sabe mais para que. Sempre tem uma taxa em seu talão da luz de alguma coisa que você nem imagina o que possa ser, mas mesmo assim, você não questiona, você somente paga.

Os Ninguéns
Eduardo Galeano
As pulgas sonham com comprar um cão, e os ninguéns com deixar a pobreza, que em algum dia mágico a sorte chova de repente, que chova a boa sorte a cântaros;
mas a boa sorte não chove ontem, nem hoje, nem amanhã, nem nunca, nem uma chuvinha cai do céu da boa sorte, por mais que os ninguéns a chamem e mesmo que a mão esquerda coce, ou se levantem com o pé direito, ou comecem o ano mudando de vassoura.
Os ninguéns: os filhos de ninguém, os donos de nada.
Os ninguéns: os nenhuns, correndo soltos, morrendo a vida, fodidos e mal pagos:
Que não são, embora sejam.
Que não falam idiomas, falam dialetos.
Que não praticam religiões, praticam supertições.
Que não fazem arte, fazem artesanato.
Que não são seres humanos, são recursos humanos.
Que não têm cultura, têm folclore.
Que não têm cara, têm braços.
Que não têm nome, têm número.
Que não aparecem na história universal, aparecem nas páginas policiais da imprensa local.
Os ninguéns, que custam menos do que a bala que os mata.


Em 1974, as Nações Unidas estabeleceram durante a Conferência mundial sobre Alimentação que "todo homem, mulher, criança, tem o direito inalienável de ser livre da fome e da desnutrição...”. Desta forma a comunidade nternacional deveria ter como prioridade a segurança alimentar, isso significa que todos têm o direito de ter acesso a alimento suficiente para uma vida saudável.
São diversos os problemas que ocasionam a fome mundial. A monoculrura enfraquece a econômia dos países. O PIB (Produto Interno Bruto) de vários países depende da exportação de um único produto, como o que acontecia no Brasil há anos trás, com a expostação do café. Sem outras alternativas de produção a econômia depende do preço desses produtos, e das condições climáticas para garantir uma boa colheita, no caso do café. Os conflitos armados também colaboram para a miséria, pois o dinheiro que seria destinado ao alimento, saúde, água, educação é desviado para a compra de armamentos. O valor que o mundo gasta em compras de armas daria para um país sobreviver por um ano. Além disso, os conflitos armados trazem outros prejuízos para os países afetados.
Segundo a (FAO) Organização para Alimentação e Agricultura, a dívida externa está paralisando a possibilidade de importação de países menos avançados. A dívida é contraída com bancos parulares e com Institutos Internacionais como o Fundo Monetário e o Banco Mundial. Para pagar os juros, são feitos investimentos nas exportações. Em alguns países 40% do lucro de exportações são gastados somente para pagar os juros da Dívida Externa.

*Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo.
* 11 mil crianças morrem de fome a cada dia.
*Um terço das crianças dos países em desenvolvimento apresentam atraso no crescimento físico e intelectual.
*1,3 bilhão de pessoas no mundo não dispõe de água potável.
* 40% das mulheres dos países em desenvolvimento são anêmicas e se encontram abaixo do peso.
*Uma pessoa a cada sete, padece fome no mundo.


Jaqueline de Mello.



segunda-feira, 13 de abril de 2009

Estado inaugura reforma e ampliação na Escola Estadual Alícia Bittencourt, em Joinville

Nesta terça-feira (14), às 14 horas, o governador Luiz Henrique da Silveira e os secretários de Estado, Manoel Mendonça (SDR-Joinville) e Paulo Bauer (Educação), inauguram obras de ampliação e reforma da Escola Alícia Bittencourt Ferreira, localizada na rua Cidade dos Pilões, s/nº - bairro Profipo, em Joinville. Estarão presentes autoridades, lideranças da região e ainda professores e alunos que irão agradecer pela obra.
Com investimentos de R$ 965 mil, a escola recebeu reforma geral em 1.545 metros quadrados e foi ampliada em 201 metros quadrados, garantindo um ambiente melhor para os estudantes.
Na reforma, foram trocados os pisos, recuperado o muro de alvenaria, reforma nos banheiros, troca do forro de madeira por PVC, instalação de bebedouros, troca de janelas e portas, pintura geral do prédio, revitalização do pátio externo, além da troca do telhado do pátio coberto.
Já na ampliação, foi construído um novo bloco de serviço, contendo sanitários, depósitos, área de serviço, cantina e cozinha, além da construção de uma nova central de gás e novo reservatório de água. Também foi feita a calçada em padrão da Prefeitura de Joinville, colocação de esquadrias e instalado piso em toda a área de ampliação.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional – Joinville, Manoel Mendonça, a escola está ganhando um ambiente harmonioso e agradável para que os alunos possam aprender melhor. “Já ampliamos e reformamos mais de 20 escolas estaduais na região Norte. No momento, outras 15 unidades estão recebendo melhorias e, em breve, outras escolas também serão beneficiadas com obras. Graças a descentralização implantada pelo governador Luiz Henrique, as obras estão acontecendo em todas as áreas e em todas as cidades catarinenses”, afirma Mendonça.
Segundo a gerente Regional de Educação da SDR-Joinville, Clarice Portella de Lima, o governo estadual está investindo maciçamente nas obras da educação. “Hoje, há obras nas escolas de Joinville, São Francisco do Sul, Barra Velha, São João do Itaperiú e nos demais municípios. Várias obras estão em processo de licitação e, num curto prazo, outras serão contempladas com investimentos”, explica a gerente

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Enem deverá substituir vestibular



O novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deverá fazer o papel de vestibular unificado para as universidades federais, já tem data marcada: 3 e 4 de outubro. O cronograma apresentado ontem (8) aos reitores das instituições prevê a divulgação dos resultados da prova objetiva em 2 de dezembro e da redação em 8 de janeiro de 2010. Pelos cálculos do Ministério da Educação (MEC), o novo exame deverá ter a participação de 4 a 5 milhões de estudantes, em vez dos atuais 3 milhões.
A partir da divulgação dos resultados, o aluno irá se inscrever em um sistema online a partir do número do CPF. O sistema que será semelhante ao usado na seleção de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). O estudante deverá escolher cinco opções de cursos, que podem ser em uma mesma universidade ou em instituições federais diferentes. A partir dessa inscrição, o candidato poderá monitorar diariamente como está a concorrência para os cursos escolhidos. Ele poderá alterar, a qualquer momento, a opção que pretende disputar.
“Na prática, o estudante concorre a todas as vagas das universidades federais. A partir do momento que ele percebe que suas chances são menores em um curso específico, ele pode migrar”, explicou o ministro da Educação, Fernando Haddad. Caso o estudante não seja selecionado para o curso que marcou como prioridade, ele pode ser aprovado para a sua segunda opção, de acordo com a sobra de vagas.
Segundo o ministro, esse sistema só poderá ser utilizado pelas universidades que adotarem o Enem como prova única de seleção. Ou seja, aquelas que quiserem aplicar uma segunda fase além do exame nacional não incluirão as suas vagas nesse sistema. “Se a primeira opção do aluno é um curso em que é exigida mais uma fase, ele poderá ser prejudicado, porque, se ele não passar na segunda fase, aquela vaga que ele marcou na segunda opção já terá sido preenchida”, disse.
Haddad ressaltou que os modelos de avaliação seriada adotados por algumas instituição, como a Universidade de Brasília (UnB), não ficam impedidos de existir com o sistema unificado. A universidade poderá reservar parte das vagas para essas formas de seleção, bem como para as políticas afirmativas de cotas. O sistema permitirá ainda que a instituição atribua pesos distintos às notas do aluno nas diferentes provas do Enem. O mecanismo já é usado por algumas seleções que dão maior peso ao resultado das provas da área de exatas, por exemplo, ao selecionar um aluno para o curso de engenharia.
O novo Enem será formado por quatro provas e uma redação que devem ser aplicadas em dois dias. A idéia é que sejam realizados testes de linguagens e códigos, matemática, ciências naturais e ciências humanas, cada um com 50 itens.
Um termo de referência com todos detalhes técnicos foi entregue ontem aos reitores que irão discutir nas universidades se vão aderir ao novo Enem como forma de seleção em substituição ao vestibular. De acordo com Haddad, o ministério ainda não contabilizou quantas instituições manifestaram esse interesse. Mas ele voltou a afirmar que a proposta tem sido bem aceita.
“As instituições têm toda a liberdade para não aderir, aderir como unificado ou aderir parcialmente. Acho que o debate amadureceu nos últimos anos ”, avaliou. Também já foi criado um comitê de governança que será responsável pela criação desse novo modelo de vestibular. Fazem parte do grupo as universidades federais, os secretários estaduais de Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem.
Ontem o ministro se reuniu com a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Auxiliadora Seabra, para apresentar o novo modelo. Segundo ele, a proposta foi
recebida com “satisfação” porque as mudanças pensadas para o ensino médio não podiam sair do papel, uma vez que a etapa era muito voltada ao atual modelo de vestibular. “Finalmente será possível fazer a reestruturação do ensino médio, que hoje é completamente subordinado a um processo [os vestibulares] de que eles [secretários de Educação] não participam”, afirmou.
Na próxima semana, Haddad se reunirá mais uma vez com os reitores das universidades federais para acompanhar a aceitação da proposta.

Fonte: Da Agência Brasil

Presídio de Joinville tem 176 novas vagas


Estão concluídas as obras de ampliação do Presídio Regional de Joinville. Ao todo, são 22 celas pré-moldadas com capacidade para oito detentos cada, somando 176 vagas. Segundo os técnicos da área de segurança do Governo do Estado, órgão executor da obra, o projeto foi desenvolvido com materiais de ponta que garantem segurança máxima aos agentes prisionais e policiais militares que trabalharão no local.
Toda a construção conta com parte elétrica e hidrossanitária e as celas são produzidas pelo sistema de concreto reforçado com fibra de vidro, além de dois ambientes para banho de sol dos apenados.
O problema é que mesmo com as novas vagas o presídio continua superlotado. Hoje, o prédio abriga 720 apenados, porém tem capacidade para 350. Assim, o excesso de presos chega a 205%. Com as 176 vagas a capacidade será de 526. Isso significa que o número de detentos continuará ultrapassando 36,88% da capacidade do prédio mesmo com as novas vagas.
A inauguração da área está prevista para terça-feira (13), às 15h30, nas dependências do Presídio de Joinville, rua 6 de Janeiro s/n - bairro Parque Guarani. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – Joinville investiu na obra aproximadamente R$ 3,3 milhões.
Na oportunidade, será entregue a Ordem de Serviço para construção da Unidade Prisional Avançada (UPA) de São Francisco do Sul. As obras da UPA de Barra Velha devem iniciar em breve.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Festilha 2009

Por Joyce Kunietscki Rodrigues

Falta pouco para o início da 21ª Festa das Tradições da Ilha (Festilha), que foi criada para resgatar tradições e folclore francisquense. A festa reúne visitantes de diversas cidades das regiões, algumas até mesmo de outros estados. Os pratos típicos são um chamariz para os turistas que aproveitam também para prestigiar os shows e as diversas atrações durante todo o período festivo.




sexta-feira, 3 de abril de 2009

Jornalismo: a luz sobre o caos

Por Tatiana de Souza Sabatke

(Uma análise da construção da notícia nos dias de hoje)

Não é novidade para ninguém que o jornalismo não cumpre mais a função social de informar. Agora ele publica tudo da forma mais simplista possível, sem argumento e fontes. Tudo fruto da liberdade de imprensa. Mas essa liberdade tem limite? Até que ponto, temos nós, jornalistas, o direito de sermos os donos do saber? De organizarmos o caos diário em que vive a sociedade? Ah, quem nos dera sermos capazes de editar sem limitar o entendimento do receptor.

Chegamos atrasado ao fato. Não entrevistamos todos os interessados. Fazemos nosso próprio julgamento. Saímos correndo para a redação, ou para cobrir outra pauta. E quando vamos produzir a notícia editamos sem nos preocupar com a compreensão do fato. A nossa profissão falha ao não contextualizar o fato. E quando o contextualiza, faz isso de forma a transformar o “velho” em “novo”. Assim construímos uma realidade falha, algo que não existe, ao menos em parte. E assim nos intitulamos os responsáveis por organizar o dia a dia das pessoas, agendando o que a população vai conversar.

É a partir deste ponto que o jornalista Leão Serva faz uma crítica ao fazer jornalístico com o livro “Jornalismo e desinformação”. Criticando o recorte feito do fato pelo profissional da imprensa, Serva alerta para o perigo de se construir um mundo inventado. Para a falta de ética ao se editar um material pensando no bem do veículo de informação. O autor ressalta o papel do jornalista e sua matéria prima “O jornalismo tem como matéria prima o fato novo, desconhecido, que pode causar surpresa. E que por isso é confuso, incompreensível, caótico. (...) Uma informação só faz sentido quando necessariamente se harmoniza com uma referência anterior do leitor”. SERVA, Leão, p. 49.

Se analisarmos a matéria “Míssil da discórdia pronto para subir” publicada na editoria AN Mundo do Jornal A Notícia de sexta-feira (3/4/2009) vemos um exemplo claro do que Serva mostra em seu livro. Aquela informação só faz sentido para quem conhece os conflitos anteriores e porque há divisão entre Coréia do Sul e do Norte, além de todos os interesses que giram entre Japão e Estados Unidos da América. É fato que tudo isso só interessa para o leitor que já teve alguma experiência com o assunto. Talvez seja esse o motivo pelo qual os jornais buscam cada vez mais regionalizar suas informações. Pois assim os leitores têm mais interesse em saber o que está nos jornais, pois diz respeito ao seu dia a dia.

Outro autor que trabalha esta questão do jornalismo reduzir a informação, desinformando o seu receptor é Francisco José Karam, no livro “Jornalismo, ética e liberdade. Karam aproveita o livro para questionar o processo de construção da notícia. O autor fala do mundo construído pelo jornalista que não se limita ao texto ou a imagem, mais sim aos signos criados por ambas as partes, que jamais conseguirá ser interpretado da mesma forma por jornalista e receptor (que hoje já atuam em conjunto desconstruindo teorias do jornalismo que tratavam o receptor como uma máquina de consumir notícia).

Por este motivo é tão importante que o jornalista contextualize a informação. O fato mostrado no jornal não é o que aconteceu, é uma parte do todo. Uma parte da sociedade que se expõem na mídia como sendo o espaço do conhecimento. O problema é que nem sempre aquilo realmente se transforma em conhecimento. Por não haver a contextualização do fato que no outro dia a notícia já é velha. Ou o jornalista consegue trazê-la como um fato único, como é caso das guerras, que mesmo sendo antigas são apresentadas ao leitor como algo novo.




Referências Bibliográficas

SERVA Leão, Jornalismo e Desinformação. São Paulo, Editora Senac.
KARAM, Francisco José. Jornalismo, ética e liberdade. São Paulo: Sumius, 1997.
Jornal A Notícia - Joinville (SC)

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Graer e Polícia Militar prestam socorro em acidente



O entrosamento entre Polícia Militar e Graer salva vidas todos os dias na região Norte do Estado. Na tarde desta quinta-feira (2) aconteceu um acidente na serra de Curitiba Km 667 entre um caminhão e um carro.

O acidente resultou numa vítima – Adilson Sandroner de 50 anos, com suspeita de traumatismo cranicefálico leve e fratura no tórax. O paciente foi socorrido pelo helicóptero águia da Polícia Militar, que pouso no heliponto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – Joinville, onde uma ambulância da Polícia Militar aguardava para prestar socorro e encaminhá-lo ao hospital Dona Helena.

Os primeiros socorros foram prestados pela equipe de socorristas da OHL, empresa concessionária responsável por aquele trecho. O hospital não pode informar o estado clínico do paciente por esta ser uma informação reservada à família.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

tudojuntoemisturado

"Nosso perfil é não ter perfil".

O jornalismo procura organizar o caos, mas nós não! Sentimos muito se você busca fugir dessa bagunça, aqui a situação só tende a piorar. As informações surgem de onde menos se espera e de quem menos se imagina. Você pode ser a notícia, esteja atento, cuide com quem você anda ou com quem você fala. Olhe para o lado, pode haver uma câmera escondida bem perto de você. Um microfone camuflado em seu vaso sanitário. Afinal, tudojuntoemisturado pode estar em qualquer lugar, ou não.