sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Bairro Boa Vista em estado de alerta

Os moradores do bairro Boa Vista, principalmente os que moram próximos a fábrica Tupy, passaram hoje, 4 de setembro, por momentos de pânico. Os moradores foram aconselhados a não sairem de suas residências. O alerta teve início devido um vazamento ocorrido na indústria. Alunos da Sociesc também tiveram as aulas interrompidas e funcionários da fábrica foram retirados do local. Os bombeiros evacuaram uma área de 1 quilômetro.

Por Jaqueline de Mello

sexta-feira, 31 de julho de 2009

1ª Jornada Estudantil de técnico em administração começa dia 12 para alunos da Escola Santa Catarina, em SFS

Alunos da Escola Estadual Santa Catarina, de São Francisco do Sul, uqe fazem o Curso Técnico em Administração Comercial vão participar da 1ª Jornada Estudantil da área no município. A jornada acontece nos dias 12, 13 e 14 de agosto. Todas as palestras acontecem à noite das 19h às 22h30min. A abertura oficial do evento está marcada para quarta (12) às 19 horas no na sede da escola, localizada à Rua Barão do Rio Branco, 794, centro de São Francisco do Sul.

O objetivo da primeira Jornada Estudantil em Administração Comercial é apresentar e preparar os alunos através de palestras e Workshops, para desenvolver os principais conceitos da administração comercial atual, suas diversas áreas de atuação nas empresas (mercados, lojas, supermercados, postos), as modernas teorias administrativas e a evolução histórica, bem como o importante papel do administrador e empreendedor atual.

O curso Técnico em Administração Escolar já existe há quatro anos na Escola Estadual Santa Catarina e este ano a primeira turma receberá o diploma. O curso segue o mesmo modelo do magistério ou técnico em contabilidade. Podem freqüentar as aulas estudantes que tenham concluído o ensino fundamental. Nas quatro turmas do 1º ao 4º ano do curso estão matriculados aproximadamente 100 alunos.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

UFSC na Curva do Arroz

Em reunião na SDR - Joinville ficou decidido que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai ser construída na Curva do Arroz. Agora começam as tratativas entre o Governo Estadual e o Posto Sinuelo a respeito da indenização que o posto vai receber para vender o terreno à UFSC.

Por Tatiana de Souza

sábado, 18 de julho de 2009

Quem decide:Maldade ou bondade?

Morre um “astro” e tudo se sabe sobre ele, tentam desvendar a causa de sua morte, seu corpo não mais o pertence, agora é "propriedade" dos legistas, do governo americano, dos fãs, dos jornalistas, de todos, menos dele mesmo. Seu enterro parece nunca acontecer. Quando vivo, criaram-se boatos sobre sua vida. O homem negro que não queria ser negro, o homem negro que ficara branco e fora chamado de alienígena pela imprensa, o homem negro-branco que foi taxado como irresponsável, por segurar o filho, de poucos meses sobre a sacada de um prédio. O astro da música pop que gostava de "criancinhas" e fora acusado de pedofilia. O garoto prodígio que liderava os Jackson Five, cresceu e se tornou o maior artista da música pop. O garoto que trabalhava como adulto quando criança e que agia como criança quando adulto, diz a mídia. A morte chega e ao invés de dizer adeus ao astro pop, prolongam sua morte-vida. Sim, porque apesar de morto, há doze dias, falam mesmo, sobre sua vida. O remorso vem a tona. A imprensa sente-se culpada por tê-lo levado as alturas e o derrubado? A imprensa acredita ser a causadora da maioria dos problemas sócio-psiólógicos do astro? Não? Então, qual seria o motivo de uma semana de homenagens a Michael? O garoto que agora, após morto, revelam que os boatos, eram apenas boatos. Michael não era branco porque queria ser branco e chateava-se quando as pessoas o criticavam por estar branco. "Eu tenho uma doença, a doença me deixa assim, fico muito magoado quando as pessoas dizem que não quero ser o que sou"...
Agora, dúvidas sobre seu amor por crianças, ou melhor, sobre a suspeita de pedofilia aparecem. Agora, todos os seus atos que antes eram irresponsáveis ou infantis, são justificados. Afinal, ele não teve um bom pai. Acredito que não teve bons irmãos também. E Deus sabe se ao menos amor materno o garoto tivera. Quem ficará com a herança e quem herdará as dívidas? Quem ficará com as crianças? É, isso é mesmo um problema, um problema solucionado da seguinte forma: as dívidas são pagas com um simples leilão. O leilão de uma luva do Jackson pagaria todas as dívidas do cantor. Então, será que o ídolo pop deixou tantas dívidas assim? “Ele era o melhor pai do mundo”, diz a garota. “Papai eu te amo”. E logo a irmã consola a sobrinha abandonada. Os Jackson disputam a atenção da mídia e o controle das finanças. A compaixão no rosto da irmã do ídolo pop era quase inexistente. Nunca julgue alguém sem ter absoluta certeza, dizem. Mas a típica pose de tia bondosa, que puxa a sobrinha para sua direção na frente de milhões de pessoas, entre elas fotógrafos e jornalistas de várias partes do mundo, é pelo menos duvidosa. Não se pode esquecer que a irmão de Michael também é uma artista.
Perguntas e mais perguntas: quem ficará com a guarda das crianças? Quem herdará a Terra do Nunca? E o corpo de cantor onde foi enterrado? Onde estão seus órgãos. Pobre Michel, injustiçado quando vivo pelos que mais amava e explorado quando morto por essas mesmas pessoas.
Não devemos julgar, não, mas a imprensa julga. Pessoas se tornam boas quando os “cabeças” da mídia acreditam que devem ser boas e se tornam más, quando eles decidem isso também. Criam dúvidas, formam opiniões. Apresentam um Michael anjo, e um Michael zumbi e tudo o que o telespectador, ou qualquer cidadão precisa fazer é escolher. Mostramos os fatos, dizem.
E a fúria da população se volta contra os Jackson. “Maldito seja o pai”. “Pobre Michael, teve uma infância difícil, maltratado pelo pai e irmãos”. Talvez, mas teve uma vida adulta difícil também, explorado pela imprensa. Julgado por suas ações, e tendo a mídia como seu carrasco, ditando o que é certo ou errado. Liberdade para Michael? Chance de explicar suas atitudes? Ele não precisava de oportunidades, ele era público e sendo público, temos o direito sobre sua vida e morte. Contudo se esquecem que antes de ser um ídolo, Michael era apenas um garoto afro americano, preso em um corpo branco por uma doença. E antes de ser um garoto, era humano.

Por Jaqueline de Mello

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Artista joinvilense expõe coleção de acessórios, na SDR - Joinville




“Uma forma de homenagear minha mãe.” É assim que a psicóloga e artesã Ana Gern define a inspiração para criar sua primeira coleção de acessórios. Ana é formada em psicologia, mas quando começou a atuar na profissão viu que não era aquilo que gostava. “Queria fazer o que minha mãe fazia e descobri que queria produzir algo fora do comum,” conta a artesã. Apaixonada pelas cores, por cuidar da natureza e pelo trabalho feito à mão, a artista se voltou para as artes, e concluiu a pós-graduação em Criação e Gestão em Moda pela Universidade do Vale do Itajaí, de Balneário Camboriú.

Ana Gern se inspirou no trabalho artístico da mãe, Cláudia Gern, que era paisagista e ceramista. Cláudia trabalhou durante muitos anos desenvolvendo peças de cerâmica e recriando objetos. A ideia de Ana é reaproveitar material. Suas peças são criadas a partir de estudos desenvolvidos sobre composição e combinação de cores. O artesanato é feito com retalhos e materiais que outras pessoas jogariam fora.

As bolsas, colares, chaveiros, broches, almofadas e xales são construídas com restos de tecidos, cordões, fios de seda, e bordados com botões antigos e pedrarias. Cada objeto leva, em média, meio dia para ficar pronto. E cada peça é única. Não existem outras iguais, pois todo o processo de criação depende da inspiração da artista.

Ana Gern tem 41 anos, é casada, e sempre morou em Joinville. A artista, que atua na área desde 2006 lembra do período em que era criança, e ia com a família visitar as feiras onde os artesanatos eram vendidos. “Lamento a falta de infraestrutura e valorização do artesão diante da sociedade”, afirma Ana.

Denominada “Coleção Jardim do Amor”, o trabalho será exposto a partir das 19 horas, desta segunda-feira (6), na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – Joinville, localizada na Rua Nove de Março, 817.

Os objetos que estiverem na exposição terão preço, mas não serão vendidos antes da sexta-feira (10), último dia da exposição, na SDR – Joinville. Segundo a artista não há nenhuma outra amostra agenda na cidade.

Depois que terminar a exposição, que é aberta ao público, Ana Gern pretende receber encomendas e trabalhar na pesquisa sobre bordados alemães. A artista apresentou um projeto no final de 2008 para o Governo do Estado custear parte da pesquisa que, depois de pronta, será apresentada para a população, como registro das atividades dos primeiros colonizadores de Joinville e servirá de inspiração para futuras coleções de Ana Gern.





Texto e Foto: Tatiana de Souza

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Teatro na cidade: Um Bonde Chamado Desejo


"Um Bonde Chamado Desejo" é uma cena transposta do texto de Tennesse Willians. Os artistas Jakson Luiz Silva, Hannu Xavier e Marcos Roberto Ferreira incorporam o elenco. Após a apresentação da peça, a professora Samira Sinara e os alunos propõem um batepapo sobre o processo de construção da cena, dos personagens e a interpretação do ator. O evento acontece no anfiteatro do Conservatório Belas Artes de Joinville, no dia 10 de julho. Abertura às 20 horas. Entrada gratuita.
Informações: (47) 3026 1816

Por Jaqueline de Mello

terça-feira, 30 de junho de 2009

Jaque, parabéns..


Crédito da imagem: Luiza Martin / Blog Galáxia Vênus http://galaxiavenus.blogspot.com/search?updated-max=2009-05-08T09%3A21%3A00-07%3A00&max-results=7

Integrante da equipe do Tudojuntoemisturado, jaqueline Mello é a única joinvilense com um livro indicado pelo prêmio Cruz e Souza.


A jovem estudante de jornalismo escreveu "Os Estranhos" quando tinha 17 anos e inscreveu o romance sem ter muita confiança de seria classificada. Agora, Jaque de Mello espera por uma editora para transformar em livro a tão elogiada obra.


Aguardamos anciosos pelo livro e temos certeza que vamos mergulhar pelo primeiro romance escrito pela amiga Jaqueline de Mello.


Jaque, toda a equipe lhe deseja sucesso, e sempre mais suceso.

Confiamos no teu potencial.


Sax e Cia - o som do instrumento de sopro

Sax, trompete e trombone, instrumentos de sopros se unem ao som das cordas e percusão. Na sexta-feira 3 de julho, os alunos do Belas Artes dão um show com seus instrumentos musicais. No comando das notas ficaram os saxofonistas.
O evento tem início às 20h e a entrada é gratuita.
Informações: (47) 3026 1816

Por Jaqueline de Mello

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Presença de padre na Semana da Diversidade causa polêmica na cidade


Foto e texto: Eberson Teodoro


A 1a Semana da Diversidade de Joinville já causou rebuliço na cidade antes mesmo de iniciar, neste último domingo, 21 de junho. Porém, a presença do padre baiano Alfredo Dorea, no dia seguinte, causou ainda mais espanto da parte dos conservadores da cidade e por outro lado, curiosidade dos que pretendem participar dos eventos desta semana.

Justificando a própria afirmação de que "Deus é gay", Alfredo, que também é homossexual, alegou que, se o homem é feito à imagem e semelhança de Deus, Ele será negro para quem for negro, rico para quem for rico e gay para quem for gay.

De 2001 até 2004, Alfredo respondia à cartas dos leitores da revista gay G Magazine, preocupados com a questão "fé e sexualidade". Este foi o mesmo tema debatido por ele no teatro Juarez Machado.


Igrejas se manifestam contra a parada da diversidade


No domingo (28) o povo sai às ruas. De um lado: gays lésbicas e bissexuais lutando por seus direitos e exigindo respeito da sociedade. Do outro lado: grupos evangélicos de algumas igrejas de Joinville protestando contra a parada. "Isso é coisa do diabo", diz uma evangélica.

É difícil acreditar que em pleno século vinte e um, em um país que acredita ter eliminado o preconceito racial e o machismo, ainda se manifeste o preconceito contra a opção sexual de cada ser. Condenam os homosexuais ao pecado mortal, mas será que Deus não condenaria a humanidade por sua sede de violência e desrespeito?

Pregam que todos os seres são iguais, que devemos respeitar todas as religões e povos e por que não há respeito pelos homosexuais?
Alguma coisa muito errada acontece nesse país, alguma coisa extremamente errada acontece com a humanidade.

Por Jaqueline de Mello.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

As trilhas sonoras que emocionaram

Quem nunca se apaixonou pela trilha sonora de algum filme? Pois é a trilha sonora que muitas vezes completa as cenas, criando impacto, complementando uma mensagem. Na sexta-feira (26) os alunos da professora de piano, teclao e técnica vocal, Maria Teresa, apresentam alguns temas de filmes. O evento tem início às 20h e relembra músicas como: O fantasma da Ópera.Venha prestigiar, a entrada é gratuita.

Por Jaqueline de Mello
Informações (47) 3026 1816

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Exposição de Desenhos

Para quem gosta de um agrupamento de traços e cores muito bem elaborados, sexta-feira (20) é a abertura da exposição de desenhos "Diversos". A exposição será no Conservatório Belas Artes de Joinville. A abertura tem início às 20 horas com apresentação musical. Os desenhos são trabalhos com diferentes técnicas, alguns bem definidos , outros surrealistas. Alguns em cores, outros em grafite.
Entrada gratuita.
Informações: (47) 3026 1816

Por Jaqueline de Mello.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

A passagem de ônibus vai continuar R$ 2,30, em Joinville

O pedido de sustação do aumento do transporte coletivo de Joinville foi arquivado, ontem (16) na câmara de veradores da cidade. As explicações são de que não houve abuso por parte do poder público no ajuste da passagem.

Manisfestantes ocuparam o prédio da Câmara de Veredores de Joinville durante a reunião dos legislativo.

CENA 6 - Teatro em Joinville

O teatro está se fortalecendo em Joinville? Bem, a única afirmação que se pode fazer é de que este ano é o ano em que mais se ouviu falar na palavra teatro. Joinville pode estar abrindo suas portas para as artes cênicas. O que alguns artistas esperam é que as oportunidades cênicas não sejam restritas para determinados grupos.
De 16 a 21 de junho acontece CENA 6, Mostra da Associação Joinvilense de Teatro. Os ingressos estão a venda no Shopping Cidade das Flores e custam R$10 e R$5 reais. São oito peças de Joinville, com quatro convidados especiais.
Confira a programação no blog: http://cenaseis.blogspot.com/
Informações: (47) 9623 4052

Por Jaqueline de Mello.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Transmissão de TV analógica nos EUA é encerrada, mas 2,8 milhões não têm TV Digital


Texto e montagem: Eberson Teodoro
Após seis décadas de transmissões de TV pelo sistema analógico, a tecnologia digital nos EUA toma o lugar da antiga tecnologia. Na sexta-feira, dia 12, as transmissões de TV analógica foram encerradas. Porém, atualmente são quase 3 milhões de lares norte-americanos que não possuem esta tecnologia.


Fonte: www.g1.com.br

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Índios e a demarcação de terras

O presidente da Associação das Terras Invadidas pelos Indígenas, Jaime Franz Junior vai falar nesta quinta-feira (18) em que pé está a demarcação das áreas na região Norte. É bem provável que os deputados estaduais Nilson Gonçalves (PSDB), Darci de Matos (DEM) e Kennedy Nunes (PP) apareçam na reunião do conselho para explicar como está a tal da CPI que vai averiguar se há necessidade de demarcação de terras e onde elas devem ser demarcadas.

Quem estiver interessado pode participar da Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional - Joinville às 14 horas no Centro de Integração Túrística Euclides Raul Monteiro Rua José Bonifácio Pires, 45 (em frente à prefeitura) em São João do Itaperiú.

Por Tatiana de Souza

Exposição Fotográfica: Movimento em Cena

Na quarta-feira (17) é a abertura da exposição fotográfica: Movimento em Cena. As fotos são do paulista Eneas Lopes, que iniciou com fotografia em 1.981 como hobby, fez diversos cursos de Book, Retrato, Produto pelo SESC-SP e na Escola Focus de fotografia; atuou em diversos eventos sociais.
Movimento em Cena é um projeto com patrocínio da Fundação Cultural. A exposição será no Galpão da Ajote. Abertura às 18h30. Ficando aberta para visitação até 21 de junho, sempre às 18h. Entrada gratuita.

Por Jaqueline de Mello.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Diversidade é tema do ciclo de cinema de Joinville em junho

Por Eberson Teodoro


No mês em que irá ocorrer a 1a Semana da Diversidade de Joinville, a Cidadela Cultural Antártica exibirá filmes premidados mundialmente, tratando da diversidade nos relacionamentos. Foram escolhidos 10 filmes numa lista de mais de 300 títulos. A preocupação era exibir obras que demonstrem as várias facetas da sexualidade humana e o preconceito vivido por pessoas que "denigrem" certas convenções sociais no campo sexual.

Os filmes serão exibidos às 19 horas, às sextas e sábados, na sala de cinema da Cidadela Cultural.
Programação:
05/06 - Stonewall (EUA) - 1995, drama histórico / comédia
06/06 - Tempestade de verão (Alemanha) - 2004, drama / comédia
12/06 - Todas as cores do amor (Irlanda) - 2004, comédia / drama
13/06 - Damas de ferro (Tailândia) - 2000, comédia
19/06 - Bubble (Israel) - 2006, drama
20/06 - Minha mãe gosta de mulher (Espanha) - 2002, comédia / drama
26/06 – Xuxu (França) - 2003, comédia
27/06 - Rainhas (Espanha) - 1995, comédia



Fonte: Site da Fundação Cultural de Joinville (http://www.joinvillecultural.sc.gov.br/). Imagens: Google








Voo AF 447: falso e-mail promete mostrar fotos das vítimas e destroços do avião.




Por Eberson Teodoro



O portal de internet G1 (http://www.g1.com.br/) divulgou a existência de um e-mail prometendo conter imagens dos corpos e destroços do avião que caiu em meio ao Oceano Atlântico, em direção à França, no final do mês passado. Porém, se trata de um vírus, onde o internauta que clicar no link anunciado pode ter seus dados bancários roubados, correndo o risco de perder dinheiro com isso. O e-mail sugere que a notícia foi divulgada pelo próprio portal.






Reprodução de -email

terça-feira, 9 de junho de 2009

PIB chega à R$ 684,6 bi no 1º trimestre, mesmo assim tem queda de 0,8%

PIB brasileiro tem redução de 0,8% no 1º trimestre de 2009 com relação ao 4º trimestre de 2008. Os dados foram apresentados hoje (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estaística.

A única área que teve crescimento foi o setor de serviços com elevação de 0,8%. A agropecuária teve leve queda de -0,5%. Já a indústria foi o setor mais prejudicado com decréscimo de -3,1%.

O Produto Interno Bruto a preços de mercado chegou a R$ 684,6 bilhões no primeiro trimestre deste ano, sendo R$ 584,6 bilhões referentes ao valor adicionado a preços básicos e R$ 100,0 bilhões aos impostos sobre produtos.

Acesse o link e tenha mais informações
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1384&id_pagina=1


Por Tatiana de Souza

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Uma “madrigueira” apaixonada pela música


Um grupo de amigos que costumava se encontrar nos finais de semana e se divertir cantarolando, após um bom churrasco, transformou-se no Madrigal Belas Artes, o grupo musical. Composto por onze amigos que se reúnem todas as sextas-feiras, após às 19 horas para ensaiar suas músicas preferidas, entre elas os clássicos da MPB (música popular brasileira) como “Três Apitos”, do sambista, cantor, compositor, bandolinista e violonista, Noel Rosa.
Entre os “madrigueiros” como gostam de ser chamados, está a jornalista Ana Izabel Magno Ribas Diefenthaeler, 51 anos, dona de uma energia inesgotável, segundo seus companheiros de palco. “As sextas-feiras de Madrigal são uma bênção. Chegamos, às vezes, bem cansados, vindos de uma semana de arrasar, sob o aspecto do trabalho. Então, aquelas feias caras de sexta à noite se transformam, em poucos minutos, em olhares mais que iluminados pelo milagre da música”, conta a cantora.
de uma família musical, onde o avô paterno era um reconhecido maestro em Santa Maria (RS) e hoje é nome de ruas e escolas da cidade. A primeira apresentação musical que Ana Izabel fez foi aos 9 anos, com uma música de Roberto Carlos chamada “História de um homem mau”. “Lembro-me como se fosse hoje, veja só, que estava tão nervosa que tive que parar e puxar o fôlego para cantar o verso final”, relembra ela e repete o verso: “O homem mau... Morreuuuuuuu”. Depois, para ganhar um dinheiro a mais, Ana cantou na noite, durante o período de faculdade.
Sua história musical continua. Na escola os testes vocacionais sempre a dirigiram, em primeiro lugar, para a música. Mas, ela foi estudando e tomando gosto pelo texto, acabou se tornando uma leitora voraz. Aos 12 anos, Ana ganhou uma coleção de Dostoievski e leu todos os livros. Foi assim que acabou estudando jornalismo e não música. “Hoje a música é, para mim, o que deveria ser para todos, uma inesgotável fonte de prazer, de relaxamento, de alegria e realização pessoal”, diz.
Ela lamenta que a questão sobrevivência tenha se colocado sobre sua realidade e seu ideal, pois ao pensar em primeiro lugar na sobrevivência, demorou mais do que deveria para reencontrar a música. Cantar para Ana, é algo que ela faz, às vezes, de forma até inconsciente. O marido dela, também jornalista e um dos integrantes do Madrigal, Guilherme Diefenthaeler, decidiu aprender violão. O casal canta bastante, mesmo fora dos ensaios, principalmente nos encontros familiares que, como Ana diz, são menos frequentes do que ela gostaria, devido à distância geográfica que separa a joinvilense da família no Rio Grande do Sul.
Estudar música “pragmaticamente” é meio complicado para ela. “Eu trago a música na alma, fica difícil traduzi-la em toda a sua grandeza e sensibilidade, em frias notas e compassos”, explica. De todos os etilos musicais, Ana se identifica mais com blues, jazz e bossa nova. Estilos, que em sua opinião, são absolutamente inovadores em seus tempos musicais, porque desconstroem e mostram milhões de diferentes maneiras de dizer o que se quer em infinitas formas de expressão musical.
A cantora do naipe contralto (voz grave feminina) ainda brinca: “Na real, real mesmo, acho que em outra encarnação fui uma daquelas negras norte-americanas de New Orleans”. Olhar para Ana, perceber sua energia em palco e a forma como canta realmente reporta ao que ela explica e vê em si. Ana em palco lembra as negras norte-americanas que começam cantando música gospel nas igrejas batistas e terminam em um vestido sexy, preto, decotado, cheio de lantejoulas, um copo de Bourbon em uma das mãos e a outra descansando na cauda de um piano. Desta forma ela completa a visão que tem de si mesma quando escuta a palavra música: “Um piano maravilhosamente tocado por um negro cego e lindo”.
Ao falar sobre música, ela fala sobre a vida: “Porque cantar, como diz o poeta, parece com não-morrer”. Ana Izabel sente que há um quê de eternidade em quem se entrega à música. Ela não fala dessa eternidade a que se referem as religiões, porque para ela isso é uma questão de fé. Ela fala da eternidade existencial, que a inunda e faz plenos aqueles minutos de uma canção cantada com sua essência.

Madrigal Belas Artes e sua história

O Madrigal Belas Artes é um grupo de cantores que teve início em 2004. Todos os componentes são musicistas ou estudantes de música que procuram desenvolver a plástica e a performance cênica-musical. O repertório escolhido pelo grupo vai do erudito ao popular. Atualmente é composto por onze músicos, sendo apenas dois deles adolescentes: Guilherme do Nascimento (violonista) e Nathan A. Strapazzon (baterista). A direção musical e regência são de Mirtes A.L. Strapazzon e a direção cênica de Ersnt Klipp.
O Madrigal participou de vários eventos, entre eles estão aberturas de vernissagens, festivais, cerimoniais de casamentos, gravação de um CD dos corais de Joinville e em 2008 apresentou o espetáculo “Cantos do Brasil” no galpão da Ajote, na Cidadela Cultural Antártica. O projeto consiste em mostrar um pouco da cultura brasileira através de músicas de determinadas regiões do país, composta por consagrados músicos da MPB como Caetano Veloso, Noel Rosa ou o grupo Expresso Rural que surgiu em 1981 e fez sucesso com a música “Nas manhãs do Sul do Mundo”.
“Cantos do Brasil” foi patrocinado pelo Edital de Apoio às Artes da Fundação Cultural de Joinville no ano passado, modalidade de Canto Coral. O proponente do projeto é Antonio Rodrigues de Melo Junior, um dos tenores do Madrigal.
A regente do grupo diz que um dos objetivos deste ano é a gravação de um DVD do espetáculo Cantos do Brasil e que os planos dos madrigueiros continuam: “Estamos trabalhando no esboço de outro projeto para o próximo ano, ainda com o tema a ser definido”, declara Mirtes. Segundo ela, o maior desafio para o grupo na construção do espetáculo foi adaptar a encenação ao canto, algo não experimentado por eles, antes do espetáculo.
Neste ano o grupo faz aulas de teatro com Ernst Klipp formado em Artes Cênicas na Alemanha e juntos reestruturam “Cantos do Brasil”. Na opinião da regente, o grupo amadureceu muito com relação ao trabalho cênico-musical.


Por Jaqueline de Mello
Legenda foto: Antônio e Ana interpretando canções na Vila Vicentina (lar de idosos).

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Campanha do Agasalho


O Conservatório Belas Arte de Joinville iniciou a Campanha do Agasalho. Quem tiver interesse em doar roupas, de preferência em bom estado, deve levar ao Belas Artes. As roupas podem ser desde infantis a adultos e serão doadas ao Lar de Idosos Bethânia e ao Lar de Crianças Abdon Batista. O Belas Artes está localizado na Rua Aubé, n° 427, Centro.
Faça parte dessa campanha.
Por Jaqueline de Mello.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Moluscos Bivalves

Você gosta de frutos do mar? Consome o produto em Santa Catarina?
Agora a Epagri lançou um projeto que vai monitorar a região de onde são retirados os moluscos que chegam a mesa do consumidor. O mais interessante é que você pode acompanhar através do site: http://pecmb.wordpress.com/ se o local de onde vem o seu molusco está contaminado ao não.

Acesse e veja que interessante. Todo o litoral de Santa Catarina é analisado. Há inclusive um mapa mostarndo a região de onde foi coletado o material.

Por Tatiana de Souza

Passeata sem motivo

Um convite para uma passeata sem motivos ronda pela internet. A passeata deve acontecer no sábado (6) às 10h em Florianópolis. O ponto de encontro é em frente a Catedral, na praça XV da cidade. Os organizadores da passeata ou como os próprios se denominam (des) organizadores são Aglair Bernardo e Clelia Mello (professora do curso de cinema da UFSC). A única exigência para participar é que os interessados levem faixas, filipetas e cartazes em branco. O lema da passeata é: "Tudo em branco, nada a declarar, nada a justificar".

Se é uma passeata pela paz, isso ainda é um mistério.

Por Jaqueline de Mello.

A batalha continua


Estudantes de ensino médio se reunem mais uma vez e marcham em direção a Prefeitura Municipal da cidade. Às 8h30 de hoje, os estudantes seguiram pela rua Aubé, no centro da cidade e os gritos pelo direito de decidir sobre o aumento da passagem os acompanham: "Vem, vem, vem pra luta, vem cotra o aumento". O frio fez com que alguns dos manifestantes ficasse em casa, mas otros, não deixaram se intimidar pelo tempo. No carro de som o número 13 persistia, sigificando apoio de um petista: Adilson Mariano.


Por Jaqueline de Mello.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Está decido: quem tem mais de 60 não paga

Por Eberson Teodoro

Nesta segunda, dia 01 de junho, foi mantida a gratuidade nas passagens de ônibus para passageiros acima de 60 anos. O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo tentou derrubar a gratuidade, alegando que a mesma era institucional. Porém, segundo uma lei municipal, se a empresa quiser proporcioanar aos idosos o benefício, não há nada que a impeça.
Até porque o valor atual da passagem, que custa R$ 2,30, deveria ser de no máximo R$ 2,27. O valor, segundo a empresa concessionária, só foi maior devido ao benefício aos idosos.

O tabuleiro vira e o "rei" sai do xeque


Em um jogo de xadrez a função de todas as peças é de proteger o rei, esse merece a proteção porque levará todas as outras peças, perdedoras ou não à vitória. Quando os perigosos 3 a 0 a favor da cassação do governador Luiz Henrique da Silveira apareceram no Supremo Tribunal Federal, seu fiel escudeiro, o vice de LHS, Leonel Pavan, contratou o jurista Fernando Neves para virar o jogo. Se comparado ao jogo de xadrez, Leonel se tornou a “rainha” de Luiz Henrique. Com liberdade para andar em todas as casas, ou seja, com a atenção da imprensa voltada para o governador, Pavan deu um jeito de pular algumas casas pretas e contratou Neves, aqui visto como um “bispo”, para se unir na luta contra a cassação do líder LHS. Luiz Henrique deve um favor ao seu vice-governador Leonel Pavan, que por sua vez também deve favores ao jurista que virou jogo de 3 a 0 contra o governador para 6 a 1 a favor do mesmo. Com Luiz Henrique absolvido das acusações de abuso de poder político e econômico na campanha de 2006, ampliou a possibilidade de que os partidos PMDB, PSDB e DEM se unam. Seria como se as peças brancas se tornassem aliadas das peças pretas, no xadrez. Com essa aliança entre as peças, o jogo acabaria. O povo não teria a oportunidade de escolher entre o reinado das peças brancas ou o reinado das peças pretas, pois mesmo que optasse por uma das cores, a ideologia de ambas seria única. Livre das acusações, LHS pode trabalhar em seu processo de sucessão. E no fim de semana, o governador visitou o ex-senador Jorge Bornhausen que atualmente faz parte dos Democratas. Essa visita poderia ser mais uma possibilidade da aliança entre os partidos. O “rei” começa a procurar um sucessor. Um rei nunca se esquece de suas dívidas, principalmente se a divida for com a fiel “rainha”. Como o vice-governador Leonel Pavan mostrou ser fiel a LHS, ajudando na virada do jogo, Luiz Henrique afirma que em 2010, independente da reedição da coligação vitoriosa em 2006, Pavan será governador. Essa afirmação de Luiz Henrique,sugere seu afastamento do governo para se candidatar ao senado. Mesmo com Pavan temporariamente no governo, devido o afastamento de LHS para a candidatura, será necessário um governador por mais 4 anos.
O cargo para novo governador do Estado será disputado. Para aqueles que defendem o PMDB como cabeça de chapa, um dos candidatos mais prováveis é Eduardo Pinho Moreira, que já teve seus dias de glória no governo, quando LHS se afastou para preparar sua campanha de reeleição. Momentos que podem ser oferecidos a Leonel Pavan. O ex-ministro José Dirceu (PSDB) também está interessado no cargo e revelou a um deputado federal de Santa Catarina que já conversou com a senadora Ideli Salvatti. (PT). A direção nacional do Partido dos Trabalhadores tem conhecimento de que José Dirceu é o candidato preferido para o partido, no Estado. Porém, trazer J.Dirceu para o PT pode obrigar Ideli a abrir mão da cabeça de chapa. A disputa pela casa mais próxima a do “rei” continua. José Dirceu acredita que o melhor nome para vice-governador é Cláudio Vignatti do PT, com Eduardo Moreira ou Dário Berger (PMDB) de candidato a governador. Dário, por sua vez, está em xeque. Enfrenta um processo por “prefeitura itinerante”, na Justiça Eleitoral, o que poderia dificultar sua candidatura. Os petistas preferem o atual presidente do PMDB, Michel Temer. Ao final do jogo, vence quem possuir a melhor habilidade de estratégia e tática.


Por Jaqueline de Mello.

O protesto continua

No centro de São Francisco do Sul, onde está localizada a prefeitura, mais pessoas se juntaram ao grupo de manifestantes que contou com a participação dos vereadores Clóvis Matias de Souza (PSDB); Jackson Portella Lima (PMDB); João Carlos de Miranda (PMDB); e Salvador Luiz Gomes (PSB).


Diante dos seguranças e policiais parados na frente da prefeitura, como barreira, a indignação foi maior, e o estudante Cléverson Ribeiro Borges disse que o prédio estava blindado, por isso não poderiam entrar. Eles chamavam pelo prefeito, mas o comentário era de que ele já não estava mais lá.


“Velhaco”. Esse foi o grito ecoado quando Cléverson contou que as empresas de ônibus não estão recebendo, dede fevereiro, os repasses da prefeitura. Mas, nem o prefeito, nem representantes apareceram para uma possível negociação.

Por Joyce Kunietscki Rodrigues

terça-feira, 2 de junho de 2009

"Estudantes unidos queremos subsídio"

Começou a manifestação contra o corte do auxílio transporte para os universitários. Pouco menos de 100 estudantes, associados da UNEF (União Estudantil Francisquense), com faixas e apitos demonstravam indignação com a postura do Prefeito Luiz Roberto de Oliveira em não querer nem recebê-los para uma possível negociação.

Na tarde da última segunda-feira (1º) o prefeito e a presidente da Associação dos Universitários de São Francisco do Sul - AUSFS, Elza Maria dos Santos, assinaram novo convênio atendendo a Lei que regulamenta o repasse financeiro para o transporte.

O dia promete ser longo já que os manifestantes vão para frente da prefeitura lutar por seus direitos e terminam na Câmara de Vereadores, onde a sessão será "quente", pois os vereadores do PMDB se mostraram favoráveis as reivindicações dos estudantes.

Por Joyce Kunietscki Rodrigues

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Manifestação na BR 280

Amanhã (2 de junho) acontecerá uma manifestação contra o corte do subsídio de 50% do transporte que levam os estudantes que fazem faculdade diariamente em Joinville. Os manifestantes vão começar a se reunir às 14h, na BR280, perto do posto da Polícia Rodoviária Federal e pretendem prosseguir até de noite, em frente ao Fórum. Os ônibus que fazem o transporte não vão fazer o trajeto amanhã. Apenas um ônibus levará os estudantes que necessitam fazer prova. Nem todos concordam com a manifestação, mas foi decidido por maioria em reunião da União Estudantil Francisquense no dia 30 de maio.

Por Joyce Kunietscki Rodrigues

domingo, 31 de maio de 2009

Da cadeira de delegado para o banco dos réus


Um dia de investigador e o outro de investigado

Na segunda feira (25), o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz esteve em Joinville para falar sobre a corrupção no Brasil. Protógenes ficou conhecido por comandar as operações policiais que levaram a prisão do banqueiro Daniel Dantas, dos ex-prefeitos de São Paulo, Celso Pitta e Paulo Maluff e do contrabandista Law Kim Chong.

No mesmo dia, o delegado recebeu a notícia de que a Justiça Federal aceitou a denúncia do Ministério Público Federal contra ele, por vazamento de informações da Operação Satiagraha para a TV Globo e fraude processual. “É abusivo, mantive o MP a par de tudo”, disse. Protógenes afirma que mesmo que tirem dele o direito de investigar, ele jamais desistirá de lutar pela justiça. “Posso deixar de ser delegado, mas nunca vou deixar de ser cidadão e preservar a honestidade”. O delegado que comandou as investigações mais polêmicas da história brasileira, como a Satigraha e a “máfia do apito”, hoje se encontra no “banco dos réus”.

Na palestra que ministrou aos estudantes universitários e militantes dos partidos PDT e PSol que aconteceu na Câmera de Vereadores da cidade, o delegado declarou que não está filiado a nenhum partido, que estes apenas decidiram apoiar sua causa: “A luta contra a corrupção”. Porém, não descarta a possibilidade de disputar as eleições no próximo ano. Afirmou que tem recebido apelos e que simpatiza com o PSol, primeiro partido a apoiá-lo. “Eu nunca participei da vida política. Não sei se vou me sentir bem nesse cenário em que o Brasil vive”. O delegado ainda brinca: “Já pensou eu no Congresso? Ia precisar de um contêiner de algemas”.

Ao discursar sobre as operações policiais que ele realizou e sobre como é “inadmissível as atitudes desonestas de alguns líderes da sociedade”, Protógenes se mostrava cada vez mais à vontade no papel de político. Para o delegado a origem da corrupção vem do desequilíbrio entre o público e o privado, da necessidade do ser humano de ter ao invés de ser. Segundo Protógenes, o Estado ajuda a promover a corrupção no país, mantendo o mesmo sistema de baixos salários e de exploração da época do reinado.

O delegado diz que quando as pessoas pensam no Brasil, parece que a palavra corrupção acaba por se tornar um adjetivo para o país e ironiza: “No Brasil pode tudo, basta ser discreto”. Protógenes contou que ficou surpreso quando tomou conhecimento sobre um bairro em São Paulo em que os moradores deram o nome de “Cracolândia”. Como o próprio nome diz, a rota da venda de drogas, como o “crack”. Ele disse que desconhece a existência de algo parecido em Joinville e também não arrisca a falar sobre os líderes políticos da cidade, mas avisa a população para que fiquem atentos e lutem pelos seus direitos: “Abram os olhos, abram os olhos. Salvem sua cidade enquanto é tempo”.

Protógenes também se declarou favorável à luta dos estudantes pelo passe livre no transporte coletivo em Joinville e criticou a atuação das autoridades do Mato Grosso do Sul contra os acadêmicos que lutam pelo mesmo objetivo.

Por Jaqueline de Mello.

O que você acha? Prótegenes se candidata em 2010?
E você, votaria em Protógenes?

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Alegria de idosos dura pouco

Por Eberson Teodoro

Foto retirada do site da prefeitura de Porto Alegre



O juiz Maurício Cavallazzi Povoas suspendeu a gratuidade do transporte coletivo para usuários maiores de 60 anos. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Santa Catarina entrou com uma ação na Justiça, que foi aceita pelo juiz. O motivo é a constutuição, que prevê a gratuidade apenas para usuários maiores de 65 anos.

Projetos aprovados pelo SIMDEC

A lista de aprovados no Edital de Apoio às Artes foi divulgada hoje. Dos 175 projetos enviados ao Edital, 64 foram aprovados.
Confira no link abaixo:
http://www.joinvillecultural.sc.gov.br/

Por Jaqueline de Mello

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Exposição fotográfica


Amanhã (29/05) inicia a exposição do São Chico Fotoclube, no Portal Naval, em São Francisco do Sul. Serão expostos entre 4 e 6 fotos por fotógrafo, sendo 8 fotógrafos do Fotoclube e um convidado de Joinville. O tema é livre, pois serão exibidas as fotos preferidas de cada um. O encerramento será no dia 26 de junho.

Por Joyce Kunietscki Rodrigues

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Jaraguá do Sul vira notícia no portal Terra.com.br

Por Eberson Teodoro

O incidente onde quatro rapazes se contaminaram ao tomar um suco com veneno de rato foi parar na imprensa nacional. O caso ocorreu ontem em Jaraguá do Sul. Um rapaz de 16 tinha oferecido o copo envenado a mais três colegas. Depois, arrependido, avisou a professora o que tinha feito. Eles foram liberados nesta manhã, e deverão retornar para novos exames.

Notícia no site do ANotícia: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2524697.xml
Nota no portal Terra.com.br: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3789746-EI5030,00-Estudantes+tomam+suco+com+veneno+de+rato+em+SC.html

segunda-feira, 25 de maio de 2009

1,6 milhão na segurança

Por Tatiana de Souza

Hoje às 18h30min, será a solenidade de entrega das obras do Complexo de Segurança Pública do Bairro Boa Vista, compreendendo os setores da Polícia Civil e também o Núcleo Regional de Perícias do Instituto Geral de Perícias (IGP). Com investimentos de R$ 1.459.499,77 do Governo do Estado e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville, o local de 3.235 metros quadrados foi totalmente revitalizando e ganhou reforma nos três prédios.

Já às 20 horas da segunda-feira (25), está marcada a inauguração da reforma e ampliação da Delegacia da Polícia Civil do Distrito de Pirabeiraba. O local foi ampliado em 84,45 metros quadrados e a reforma feita na atual área de 126 metros quadrados. No projeto de ampliação, a delegacia ganhou mais quatro salas e três banheiros. O objetivo é garantir o bom atendimento à população e também melhorar o ambiente de trabalho dos policiais civis daquela localidade. O investimento total desta obra é de R$ 133.827,54 este empreendimento do governo do Estado irá atender aproximadamente 17 mil moradores, que receberão atendimento especializado e ambiente mais agradável.

Coral Ielusc faz abertura do 2° Festival Mundial da Paz

Neste domingo (24), o coral Bom Jesus/Ielusc fez a abertura do 2° Festival Mundial da Paz que aconteceu no Museu da Arte de Joinville. Grupos de pessoas vestidas com roupas brancas celebraram a paz, através de contação de histórias, canções e outras atividades como as oficinas de origames e tear. A celebração contou com a participação do Corpo de Bombeiros de Joinville e da Polícia Militar. O Festival Mundial da Paz deve acontecer em setembro na cidade de Goiânia.

Por Jaqueline de Mello

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Repórter da Ric Record recebe Menção Honrosa

A repórter da Ric Record, Talita Rosa recebeu menção honrosa do 3° Prêmio da Abracopel de Jornalismo (Segurança nas Instalações Elétricas). A reportagem de Talita foi exibida no Jornal do Meio Dia e abordou a padronização das tomadas.

Por Jaqueline de Mello.

Coisa de gênio: burlar uma regra, sem descumprí-la

Mesmo proibidos de interditar a entrada e saída dos ônibus nos terminais centrais, o manifesto continuou. Os astutos estudantes não pararam em frente ao terminal, mas passaram em frente ao terminal, vestidos de preto e com velas nas mãos, simbolizando a morte do aumento da passagem. A "censura" instituída pela liminar da juiza Regina Ferreira foi burlada, sem desobedecer a regra. Uma prova de que os universitários além de saberem exigir seus direitos e ter coragem de manifestar sua opinião, não se calam diante de um "não".

Por Jaqueline de Mello.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

O Prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira, cortou o convênio com a Associação Estudantil de São Francisco do Sul e com a União Estudantil Francisquense, no qual subsidiava em 50% o valor do transporte dos estudantes que fazem faculdade em Joinville. Dia 11 de maio foi publicado o decreto 787, que fala que o repasse somente será feito mediante comprovação de renda inferior a dois salários mínimos, ou renda familiar per capita inferior ao salário mínimo.
Mas, se analisarmos um estudante com renda de R$ 1.200, que paga R$ 700 de faculdade, ainda desembolsará R$ 245 para a condução diária, no final do mês sobra 21,3% do salário, sem contar os gastos com alimentação.
Arrumar a bagunça não significa prejudicar aqueles que procuram recursos de ensino fora, uma vez que a cidade não oferece tantas possibilidades de cursos.
Por Joyce Kunietscki Rodrigues

quarta-feira, 20 de maio de 2009

É proibido manifestar, "diz o aviso que eu li"

As empresas Gidion e Transtusa se uniram contra o manifesto em frente ao Terminal Central e entraram com um pedido na justiça para impedir os protestos em fente ao terminal. A liminar foi concedida pela juiza Regina A.S. Ferreira. Se a liminar for descumpida o vereador Adilson Mariano (PT), o presidente da Associação de Moradores do bairro Adhemar Garcia, Moacir Nazário, o vice-presidente da Associação dos Praças de Santa Catarina e o presidente do P-Sol de Joinville, Elizandro de Souza serão responsáves pela infração e terão que pagar mil reais para cada dez minutos emq ue o manifestantes bloquearem a entrada de ônibus no terminal.

Mais uma vitória para as grandes empresas de Joinville e o povo continua na luta diária pagando R$2,30. Quem não lembra daqueles passes de papéis que custavam R$0,50? Apenas uma lembrança, atualmente R$2,30 e sabe- se lá quanto daqui alguns meses.

Por Jaqueline de Mello.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Semana da Diversidade tem ato inaugural na praça da bandeira

Por Eberson Teodoro

Neste domingo, dia 17 de maio, ocorreu o ato inaugural da 1a Semana da Diversidade de Joinville, que irá ocorrer entre os dias 21 a 28 de junho. Joinville terá a sua 1a Parada Gay, e para inaugurar o evento, uma bandeira foi estendida por aproximadamente 30 pessoas na Rua das Palmeiras.

Fotos: Eberson Teodoro

































Acidente


Texto e foto: Tatiana de Souza


Um acidente na esquina da Rua Henrique Meyer com a Nove de Março deixou o trânsito lento hoje por volta do meio-dia. Embora sem vítimas, a polícia foi chamada para registrar boletim de ocorrência, mas demorou 30 minutos para chegar ao local do acidente.

Polícia Militar escolta manifesto

Cerca de 400 pessoas participaram do manifesto contra o aumento da passagem. O movimento começou às 18h na Praça da Bandeira e foi até 19h40 de ontem. Os manifestantes bloquearam algumas ruas do centro de Joinville e a entrada de ônibus no terminal central. Entre eles haviam bebês, jovens, adulto e mesmo idosos. A luta contra o aumento, como eles gritavam no manifesto, vai até sexta-feira. Com faixas nas mãos e apitos nas bocas, os manifestates conseguiram expressar seus sentimentos sem o uso de violência e contaram com a escolata de policiais que tomavam a frente e ajudavam a fechar o trânsito. Alguns de biciletas, outros de moto e outros de viatura.

Deixe seu comentário e sua assinatura abaixo:
O que você acha do aumento da passagem?

Por Jaqueline de Mello.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Insistente Passe Livre

O trânsto de Joinville ficou lento mais uma vez, mas hoje, não foi apenas pelos semáforos e sim pelos manifestantes do "passe livre". Alunos de ensino médio fecharam as ruas principais do bairro Boa Vista e caminharam em direção a Prefeitura Municipal da cidade. Exigindo através de seus gritos de manifesto que o prefeito Carlito cumpra com suas promessas pré-eleitorais e libere o passe aos estudantes. Os manifestantes tinham dois carros de som que os acompanhavam e estavam sendo escoltados pela polícia militar.

É, parece que o prefeito mal começou o seu trabalho e já está tendo trabalho.

Por Jaqueline de Mello.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Balanço Operação Veraneio

Nos quatro municípios da região Norte que participaram da Operação Veraneio: Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Itapoá e São Francisco do Sul, os Bombeiros Militares registraram na temporada 2008/2009 mais de 508 ocorrências, 114 mil prevenções e apenas 5 óbitos por afogamento. O número é bem menor com relação às 12 mortes registradas na temporada de 2007/2008.

O Corpo de Bombeiros esteve presente nas 123 praias e balneários em 30 cidades litorâneas. Os guarda-vidas civis e militares atenderam diversos casos nos principais balneários e praias numa extensão de 561 quilômetros. A Operação Veraneio contou, em todo o Estado, com um efetivo de mais de 700 guardas-vidas civis por dia.

Vão acabar as enchentes no Jardim Paraíso e Jardim Sofia


Texto e Foto: Tatiana de Souza

Um milhão de reais para desassorear de parte do Rio do Braço, em Joinville. O rio é responsável pelas enchenetes nos bairros Jardim Sofia e Jardim Paraíso. O trecho a ser desobstruído compreende desde a ponte da rua Tenente Antônio João até a ponte da rua Dorothovio do Nascimento, equivalente a quatro quilômetros. A intervenção contempla também a recuperação da seção da área de vazão das pontes. O montante de R$ 1 milhão é destinada pela Defesa Civil de Santa Catarina para obras emergenciais de prevenção de enchetes.


Segundo o presidente da Associação de Moradores do bairro, Ivo Cruz, a preocupação da comunidade refere-se ao desassoreamento do rio. “Precisamos resolver este problema para evitar transtornos como os que a população teve com a as enchentes no final de 2008 e início de 2009”, comenta Cruz. De acordo com o diretor-geral da SDR – Joinville, Fernando Camacho, “este trabalho faz parte das atividades emergenciais realizadas pela Defesa Civil do Estado nas regiões mais atingidas e correm o risco de sofrer com novas enchentes”. A obra será executada pela SDR - Joinville em parceria com Prefeitura de Joinville

Futsal em São Francisco do Sul

Amanhã (15/05) é o grande dia para a ADF São Francisco do Sul. O time joga o Catarinense de Futsal em casa, às 20h30, contra Ibirama. A partida também será a abertura oficial do recém reformado Ginásio de Esportes Valdir Quirino da Luz. Depois de perder o primeiro jogo para rio do Sul (5x3), a equipe conta com a estréia do fixo/ala Taiwan, ex-Joinville/Krona. Outros dois jogos acontecerão nos próximos sábados, 23 e 30 de maio, contra Ituporanga e a revanche contra Rio do Sul. O custo do ingresso é de R$ 12,00 para os três jogos ou R$ 5,00 para cada partida. Venda de ingressos antecipada na JL Videolocadora ou na hora na bilheteria do ginásio.
Por Joyce Kunietscki

Nova lei anti-pirataria





A Assembléia da República Francesa votou a favor dia 13 de maio em uma lei contra a pirataria na internet. A lei, conhecida como Hadopi proibe os internautas de baixarem e trocarem conteúdos de áudio ou vídeo, sem liberação dos seus autores. Aquele que infringir a lei receberá uma notificação por e-mail.

Se o internauta permanecer baixando conteúdos ilegais, a segunda advertência será outro e-mail, mas na terceira vez o internauta terá sua internet cortada pelo período de até um ano e será obrigado a continuar com o pagamento da mensalidade e proibido de mudar de operadora.
Se a lei vai vigorar ainda não se tem certeza. Se os hackers vão dar um jeito de criar algum programa para burlar essa lei, isso, podemos ter certeza.

Por Jaqueline de Mello
Imagem do site: veja.abril.com.br/311001/p_098.html

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Lula em Florianópolis

Por Tatiana de Souza

Os grandes da política estão reunidos em Florianópolis.

Lula o maior chefe de Estado já está por lá. Mais tarde, recebe a imprensa para uma entrevista coletiva.

Se eu como foca estivesse lá perguntaria sobre as mudanças na poupança e se há possibilidade delas serem confiscadas.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Casamento acabado

Kennedy se diz decepcionado com a quebra do compromisso que Carlito havia assumido com ele no segundo turno das eleições municipais. Após o aumento na tarifa de água e o aumento no transporte coletivo Kennedy rompe com Carlito.

Durante o programa Buscando Soluções com Kennedy Nunes, o deputado estadual desabafou sobre os aumentos e repetiu várias vezes que só o enganam uma vez. Segundo ele Carlito não tem mais seu apoio.

Nesta quarta-feira (13) Kennedy enviou carta confirmando o rompimento com Carlito.
Acesse o link e leia na íntegra a carta.

http://www.clicrbs.com.br/blog/doc/14112_original.doc

Elke na parada da Diversidade



É isso mesmo. Presença confirmada na parada da Diversidade de Elke Giorgierena Grunnupp Evremides, calma povo, é a Elke Maravilha. Ela fará o encerramento da Parada que acontece entre os dias 21 a 28 de junho. A programação promete temas polêmicos como a palestra do padre católico Alfredo Souza Dórea, de Salvador (BA) e o lançamento do livro "Soldados não choram", do ex sargento Fernando Alcântara de Figueiredo e do escritor e jornalista Roldão Arruda.


Veja a programação abaixo:

21/6 (domingo), 20h:

Apresentação do espetáculo de teatro “Borboletas de Sol de Asas Magoadas”, de Evelyn Ligocki (São Paulo - SP). Encerramento da mostra “Cena 6”.

Galpão de Teatro da AJOTE - Cidadela Cultural.


PROGRAMAÇÃO

17 de maio (domingo), 14h:

(Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia).

Ato simbólico na Rua das Palmeiras.

Início da contagem regressiva para a abertura da Semana.

Mês de junho (sextas e sábados), 20h:

Ciclo de Cinema “Diversidade”.

Sala de Cinema da Cidadela Cultural Antarctica.


21/6
(domingo), 20h:

Apresentação do espetáculo de teatro “Borboletas de Sol de Asas Magoadas”, de Evelyn Ligocki (São Paulo - SP). Encerramento da mostra “Cena 6”.

Galpão de Teatro da AJOTE - Cidadela Cultural.



22/6
(segunda), 19h:

Abertura da exposição “Combate à Homofobia - Uma Luta Universal”, com reproduções de cartazes de campanhas do movimento LGBT mundial.

Foyer do Teatro Juarez Machado.



22/6
(segunda), 20h:

Palestra “Homossexualidade e Religiões”.

Padre Alfredo Souza Dorea (Salvador, BA).

Teatro Juarez Machado.



23/6
(terça), 19h:

Lançamento do livro “Soldados Não Choram”, de Fernando Alcântara de Figueiredo e Roldão Arruda.

Foyer do Teatro Juarez Machado.



23/6 (terça), 20h:

Debate “Homossexualidade e Comportamento”.

Teatro Juarez Machado.

Debatedores:

Fernando Alcântara de Figueiredo, ex-sargento do exército (Brasília, DF);

Leo Kret, vereadora transexual (Salvador, BA);

Roldão Arruda, jornalista de “O Estado de São Paulo” e escritor (São Paulo, SP).

Mediação:

Charles Narloch, diretor executivo da Fundação Cultural de Joinville.



24/6
(quarta), 20h:

Mesa-Redonda “Movimento LGBT e Políticas Públicas”

Teatro Juarez Machado ou Câmara de Vereadores de Joinville (a confirmar).

Convidados:

Celso Monfort, presidente do Grupo Vida (Joinville, SC);

Marcelo Mendes, presidente da Associação Arco-Íris (Joinville, SC);

Maria Guilhermina Cunha Salasário, coordenadora do Movimento Catarinense de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Intersexuais - MCLGBTTI (Florianópolis - SC);

Sérgio Mamberti, presidente da Funarte, ex-secretário da diversidade do Ministério da Cultura;

Silvestre Ferreira, diretor presidente da Fundação Cultural de Joinville;

Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais - ABGLT (Curitiba - PR).



25/6
(quinta), 20h:

Abertura do “Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual”.

Teatro Juarez Machado.

Exibição do longa-metragem “De Repente, Califórnia”, de Jonah Markowitz, (EUA, 2007, 97 min., doc.).



25/6 (quinta), a partir das 18h:

Festival “Mix Brasil”.

Teatro Juarez Machado.

1ª sessão, 18h:

Exibição de Curtas “Mix 2”,

2ª sessão, 20h:

Exibição de Curtas “Mix 4”,

3ª sessão, 22h:

Exibição do longa-metragem “Japan, Japan”, de Lior Shamriz, (Israel / Alemanha / EUA, 2007, 65 min., fic.).



26/6 (sexta), a partir das 18h:

Festival “Mix Brasil”.

Teatro Juarez Machado.

1ª sessão, 18h:

Exibição de Curtas “Mix 3”,

2ª sessão, 20h:

Exibição de Curtas “Mix 1”,

3ª sessão, 22h:

Exibição do documentário “Caminho das Índias”, de Tom Keegan (EUA, 2008, 70 min., doc.).



27/6 (sábado), 10h:

Mobilização pública e show de banda local Praça Nereu Ramos, centro.



28/6 (domingo), 15h:

Encerramento da Semana “Diversidade Joinville”

Parada da Diversidade LGBT

Concentração em frente ao Centreventos Cau Hansen.

Percurso: Centreventos Cau Hansen ao Mercado Público, pela Av. Beira-Rio.

Convidados: Elke Maravilha, drag-queens e delegações de outros municípios.

Por Jaqueline de Mello

terça-feira, 12 de maio de 2009

2,30 no terminal e 2,70 embarcada

Por Tatiana de Souza

Esse é valor da passagem de ônibus, em Joinville. O valor começa a ser cobrado a partir da meia noite de segunda-feira (18).

Para garantir a gratuidade para maiores de 60 anos a solução foi subir a passagem. É a prefeitura dando com uma mão e tirando com a outra.

E agora Kennedy como fica?

Afinal Carlito assumiu as propostas de campanha de Kennedy e esse afirmava que diminuiria o preço da passagem.


Concurso de Música da Pepsi

Se você tem uma banda em sua escola, é uma boa hora para investir na divulgação dela. A Pepsi está realizando um Concurso de Bandas. As inscrições começam hoje e vão até 16 de junho. Podem participar os integrantes que residem em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os interessados devem enviar um vídeo no seguinte endereço: pepsimusica.com.br.
O vencedor vai tocar com uma banda nacional e gravará um CD, tendo também apoio de uma gravadora.

Participem!!!

9° Festa do Bandoneon

Dia 17 de maio, das 8h às 19h acontece a 9ª edição da Festa do Bandoneon. O objetivo dos organizadores é resgatar a tradição alemã e também a atenção para o instrumento, infelizmente ainda desconhecido para muitos. O evento é patrocinado pela Fundação Cultural de Joinville e Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura. A festa será realizada na Sociedade Rio da Prata, localizada na Rodovia SC 301, em Pirabeiraba.

A história traz o bandoneon como o instrumento de consolo. Ele chegou ao Brasil através dos imigrantes que ao entrarem no navio, deixando tudo para trás e trazendo consigo apenas o instrumento e as lembranças, tinham o som do consolador instrumento que os dava coragem de seguir a longa e difícil viagem.

No Bandoneon Fest, o grupo resgatou aqueles que ainda tocavam o instrumento e incentivaram os jovens a aprendê-lo. A festa ocorre em todo terceiro domingo de maio. O instrumento possibilita tocar variados estilos musicais como: tangos, valsas, música popular brasileira e principalmente as marchinhas alemães.

Confira a programação:

8h30 - Musical Bandoneon
9h30 - Abertura do cerimonial

- Música sacra com Dionisio Trapp e Márcio Brosowsky (bandoneon) e Ivana Lampe (vocal)
- Univille - Contação de Histórias com o programa PROLIJ
- Hino Nacional - 62° Batalha da Infantaria
- Hino de Joinville - Daniele Haak (piano e vocal) e Guilherme Bachtöld (bandoneon)
- Apresentação do 62° Batalhão da Infantaria
- Homenagem aos bandonionistas de Joinville com o Grupo Vocal I Cavalieri Cantanti
- Homenagem ao Bandonionista Arnoldo Menslin
- Grande desafio entre os bandonionistas
- Apresentação de Tango com Pablo e Sonya (bailarinos argentinos)
- Apresentação do Bandonionistas João Paulo
- Apresentação do professor Carlos Otto Reech e seus alunos
- Apresentação de Márcio Brosowsky e Mano Monteiro, com Ivana Lampe no vocal
- Apresentação do bandonionista Arno Guerent e bandonionistas de outros Estados
- Apresentação do grupo Festmusik

Abertura da domingueira com bandonionistas de Joinville.
Bandas:
- Grupo 18 de Maio (Joinville)
- Rodrigo Kienen e Grupo Musical Ritmos e Tradição - Blumenau (lançamento de CD)
- Irmãos Fibes (Timbó)
- Os Regionalistas (Joinville)
- Musical Woring (Pomerode)
- Sandro e Wilson (Pomerode)
- Jeferson Koespel e Banda de Benedito Novo
- Die Lustigen Kameradem (Corupá)

Por Jaqueline de Mello

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Joinville Via Satélite

Por Eberson Teodoro


Para quem gosta de imagens de satélite, há vários programas bem interessantes para baixar no computador e "viajar" para qualquer parte do planeta Terra (não só a Terra, como Marte, por exemplo). Usei o "Google Earth" para ver Joinville "de cima" e salvei algumas imagens para mostrar a vocês. São vários lugares, desde o aeroporto (com uma singela montagem minha) até o presídio. Vale a pena conferirir!

UNISUL corta patrocínio da equipe de Volêi Joinvilense

Por Tatiana de Souza

A equipe de Joinville TIGRE/ UNISUL / JOINVILLE perdeu o patrocínio da Universidade do Sul de Santa Catarina. Segundo a nota oficial da universidade a emissora que transmite com exclusividade a Superliga deveria ser obriga a falar o nome completo da equipe.

Acesse o link e leia a Nota Oficial na íntegra

http://www.clicrbs.com.br/blog/pdf/14092_original.pdf

Doenças sexualmente transmissíveis em Santa Catarina

Texto: Tatiana de Souza

Embora seja comum o assunto Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) na terceira idade são poucos os estudos que existem sobre o tema no Estado de Santa Catarina. A pesquisa “A epidemia de Aids em Santa Catarina”, solicitada pela Secretaria Estadual de Saúde, do ano de 2007 mostra que existem 19.657 casos registrados da doença e que este número abrange 233 municípios. A Vigilância Epidemiológica do Estado estima que a cada caso confirmado existam mais oito pessoas infectadas, mas que não descobriram a doença. Se esta projeção se confirmasse seriam 112 mil doentes em Santa Catarina.

A população acima dos 60 anos teve forte elevação no número de contaminados nos anos de 1987 até 2003. A partir daí, houve uma estabilização no registro de contaminados. Segundo o Gerente Regional de Saúde em Joinville, Douglas Machado, hoje a maioria das campanhas de prevenção da Aids é voltada para a terceira idade. “Essa é a faixa etária com maior problema, pois não são acostumados ao uso de preservativos e, devido a melhora na qualidade de vida e descoberta de medicamentos que estimulam a ereção a vida sexual está prolongada.”

Em 1987 era uma mulher infectada para cada 4,8 homens. Já em 2007 houve uma elevação na quantidade de pessoas do sexo feminino contaminada. A estatística aponta para uma em cada 1,7 homem. O curioso em Santa Catarina é que até 1995 a maioria dos casos de contaminação aconteciam pelo compartilhamento de seringas para uso de drogas injetáveis. Em 1996, a contaminação passou a ocorrer mais através de relações heterossexuais.

Florianópolis, Joinville, Itajaí, Blumenau, São José, Criciúma, Balneário Camboriú, Brusque, Camboriú, Lages, Chapecó, Tubarão, Palhoça, Laguna e Jaraguá do Sul são os 15 municípios catarinenses com maior incidência de casos sendo Florianópolis com 3.473 o primeiro, Joinville o segundo com 2.232 seguido de Itajaí com 1.953.

O estudo mostra que a contaminação tem atingido com mais frequência a faixa etária entre os 30 e 39 anos com 7.466 casos registrados entre os anos de 1987 a 2007. A faixa etária a partir do 60 anos apresenta 445 casos. De 0 a 9 anos são 825 crianças infectadas, entre os 10 e 19 são 454 adolescentes, já entre os 20 e 29 são 5.419 jovens doentes, de 40 a 49 são 3.814 contaminados e entre 50 e 59 anos são 1.234 infectados.

O Governo do Estado aprovou 14 projetos para serem realizados em 2009 visando prevenir mais contaminações. Os programas foram apresentados pelas Secretarias de Desenvolvimento Regional de Criciúma, Grande Florianópolis, Lages, Joinville e Chapecó. Todos serão desenvolvidos por organizações não governamentais (ONGs) dos municípios. Em Joinville, as ONGs responsáveis pelo programa são: Grupo de Apoio à Vida – Joinville e Instituto Laços da Solidariedade. As entidades realizarão respectivamente os projetos “Pessoas Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS” e “População em situação de rua”.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Suspeita de gripe suína em São Francisco do Sul

Um homem deu entrada às 21h de hoje (8) no Pronto Socorro de São Francisco do Sul com suspeita da Gripe A H1N1 (conhecida por gripe suína). Ele veio para a cidade de ônibus, após desembarcar de um navio no Porto de Santos-SP. Esse não foi o primeiro caso. Na terça-feira (5) uma mulher foi encaminhada para o Hospital Regional, em Joinville, depois de passar pelo PS de São Francisco do Sul com as suspeitas da gripe. Os funcionários preferem manter sigilo sobre os dois casos para não criar tumulto.
Em Santa Catarina foi confirmado nessa sexta-feira o primeiro caso. Uma menina de sete anos teria viajado de férias para o Estado da Flórida, nos Estados Unidos, e estava internada em um hospital de Florianópolis. A paciente, no entanto, passa bem e já teve alta hospitalar.
Por Joyce Kunietscki Rodrigues

Coral Bom Jesus/Ielusc recepciona Coral de Wartburg (E.U.A)

Culturas diferentes que se encontram com o mesmo objetivo: cantar e interagir. O coral da universidade Wartburg (Estados Unidos da América) se apresentou no Teatro Juarez Machado no dia 8 de maio às 19h30. Alguns dos coralistas do Bom Jesus /Ielusc que foram prestigiar a apresentação se encantaram com o grupo de universitários. O coral ieluscquiano fez a recepção do grupo apresentando duas músicas de seu repertório: Seja Breve (Noel Rosa) e Trem das Onze (Adoniran Barbosa). A abertura contou com a fala do pastor Tito, diretor geral da faculdade. O retso da noite foi pura diversão e troca de conhecimentos. Funcionou como um breve intercâmbio.

Hoje às 10h o coral Wartburg ofereceu uma oficina no Salão da Comunidade da Paróquia da Paz.

Por Jaqueline de Mello.

Os muros já se foram

A Escola Estadual Alícia Bittencourt, localizada no bairro Profipo e reinaugurada pelo governador Luiz Henrique da Silveira no dia 14 de abril, perdeu parte de seu muro.
Às 2h da manhã de 7 de maio um sujeito em condicional era perseguido pela Polícia Militar quando perdeu o controle do carro e atingiu o muro da escola.
O rapaz que já tinha passagem pela polícia estava sendo perseguido por ter roubado um carro em uma oficina do bairro Floresta. Após a batida, a vitória vai para a polícia que consegue prender o homem.
Mais uma história do bairro Profipo nas páginas dos jornais. Mas, e o muro? Quem vai reconstruir?

Por Jaqueline de Mello

Francisquense participa do automobilismo

A quarta etapa do Catarinense de Automobilismo será disputada nos dias 16 e 17 deste mês na cidade de Chapecó, região oeste do estado. São Francisco do Sul terá um representante, Davi Bosco (Voga-Vedabrás¨M NAK Vedações¨M Arno Racing), que quer voltar a pontuar nesta etapa para subir na tabela de classificação, depois de duas provas fora dos pontos. Para o piloto, que disputa sua primeira temporada completa, o objetivo é terminar o campeonato entre os dez primeiros colocados.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Alazão volta a lutar em Joinville




Texto e Foto: Tatiana de Souza

Alazão, campeão catarinense de Boxe e campeão brasileiro em 1997 voltará a lutar em Joinville. A data ainda não está definida mas será no mês de Julho.

Quem enfrenta Alazão é Daniel Franklin, o único brasileiro que conseguiu derrubar Maguila. Alazão é o íncio boxeador na categoria peso pesado que representa Santa Catarina.

A próxima competição do atleta é no dia 15 de maio, na Província de Tucuman, no sul da Argentina.

Quem quiser agendar eventos com Alazão deve entrar em contato pelo telefone
(47) 9611-2477.




Lula em Joinville


(crédito da foto: divulgação)

Por Tatiana de Souza

A Senadora Ideli Salvatti confirmou a presença de Lula em Joinville dia 14 de maio para inauguração da subestação de energia da Eletrosul. Mais do que inaugurar a obra, que custou aproximadamente R$ 40 milhões, o PT de Joinville e Estadual têm a oportunidade de trazer o símbolo do partido para a região. Ainda mais num momento em que se estuda fortemente o processo eleitoral de 2010.

Querendo ou não, é uma oportunidade para encontro de grandes lideranças da região. Há especulações de que a senadora Ideli Salvatti concorreria como governadora de Santa Catarina na próxima eleição.

São as forças políticas se unindo e ajudando um ao outro para alcançar o poder.

Acidente na São Paulo desperta os curiosos

Hoje, 7 de maio, aconteceu um acidente na Rua São Paulo. Duas motos se chocaram às 7h da manhã. Os motociclistas foram imobilizados e levados ao hospital, sem fraturas graves. O acidente acordou os moradores próximos do ocorrido que se debruçavam sobre os muros e portões para ver oq ue estava acontecendo. O trânsito também parou por alguns instantes. Os motoristas curiosos teimavam em diminuir a velocidade para ver o acidente.

Por Jaqueline de Mello

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Espetáculo teatral "Terça Insana" estará em Joinville


Por Eberson Teodoro


Quem gosta do humor sarcástico do Terça Insana não poderá perder a única apresentação em Joinville, que será na sexta, dia 05/06, no Teatro Juarez Machado (Centreventos). Às 21 horas os joinvilenses poderão ver de perto os atores Grace Gianoukas (diretora e mentora do projeto), Agnes Zuliani, Guilherme Uzeda e Roberto Camargo.
A peça existe em São Paulo desde 2001. Existem 2 DVD´s lançados, turnês em várias partes do país e muitas piadas e ironias, além de muitas risadas daqueles que puderam acompanhar de perto o evento.
Onde comprar os ingressos:

FIJI Bar e Choperia (das 18hs às 23hs)

R$60,00
R$40,00 (Clube Assinante, titular e acompanhante)
R$30,00 (estudantes, idosos)
Em dinheiro ou cheque

No caso de compra no PDV Biergarten, pela internet (www.ingressorapido.com.br) ou call center, será cobrado uma taxa de conveniência e os valores serão:

R$72,00
R$48,00 (Clube Assinante)
R$36,00 (estudantes, idosos)

Para quem não conhece, ou gostaria de "dar uma espiada", há alguns bons vídeos no Youtube. Eu tenho os dois DVD´s, mas não impresto!