quarta-feira, 24 de junho de 2009

Igrejas se manifestam contra a parada da diversidade


No domingo (28) o povo sai às ruas. De um lado: gays lésbicas e bissexuais lutando por seus direitos e exigindo respeito da sociedade. Do outro lado: grupos evangélicos de algumas igrejas de Joinville protestando contra a parada. "Isso é coisa do diabo", diz uma evangélica.

É difícil acreditar que em pleno século vinte e um, em um país que acredita ter eliminado o preconceito racial e o machismo, ainda se manifeste o preconceito contra a opção sexual de cada ser. Condenam os homosexuais ao pecado mortal, mas será que Deus não condenaria a humanidade por sua sede de violência e desrespeito?

Pregam que todos os seres são iguais, que devemos respeitar todas as religões e povos e por que não há respeito pelos homosexuais?
Alguma coisa muito errada acontece nesse país, alguma coisa extremamente errada acontece com a humanidade.

Por Jaqueline de Mello.

6 comentários:

  1. Saudações!

    Moralismo.
    Falta de revisão hermenêutica das coisas. Falando português claro: preguiça de ler um texto sem o levar ao pé da letra e da conveniência.
    Não há lógica que o pensamento cristão, que se deveria orientar para a compreensão geral do ser humano, numa holística à medida do possível divina, se digne a marcar grupos sociais para enxovalhos.
    Estas palavras de Johann Metz, vinculado à teologia política, designam o "cristianismo" expresso nesse ato: "É inegável que o cristianismo atua, intrinsecamente, com bastante exagero. As normas de atenção, doação, responsabilidade para com o próximo, traçadas por Jesus, são insuportavelmente onerosas. (...) Há cerca de 2000 anos nós nos esforçamos por diminuir e reduzir estas normas, para poder convivermos com elas SEM MUITOS SUBTERFÚGIOS" (grifo é meu).
    Ser cristão no moralismo é fugir ao princípio anárquico existente nas palavras desse Jesus em nome do qual tanto se fala. É recorrer à facilidade e escapar à responsabilidade política (no mais amplo sentido) e humana que outros grupos muito melhor entendem sem nem mesmo ter algum livro sagrado.

    Desculpem o tom de pregação... hehehe

    Inda inté!

    ResponderExcluir
  2. Boa reflexão Jaque, mas é preciso salientar que não se trata de opção sexual, mas de identidade e orientação sexual.
    A idéia de opção é um tanto quanto cristã, na medida em que incentiva a idéia que pode ser mudada a orientação sexual de alguém, e que sua identidade sexual é um desvio.
    No mais,as palavras do Sidney foram excelentes, pura preguiça mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou contra todo tipo de preconceito contra essas pessoas e acredito que elas tem o mesmo direito de todos os cidadaos. O que precisamos saber tolerar é e abri os olhos e ver que as igrejas nao sao o centro da moralidade e da etica no mundo.

    ResponderExcluir
  5. Esse moralismo "cristão" não se trata somente de um preconceito contra os homossexuais, mas também toda uma série de ações que, por motivos distorcidos, colocam a frágil fé em questão. O problema não é a identidade sexual de ninguém, o ateísmo etc, e sim a falta de fé, a desvalorização da crença como um todo.
    O que se vê é a reprodução em massa e exagerada de valores morais deturpados, que tem como antro de propagação a igreja. As pessoas estão mais frágeis e se apregam a estes conceitos sem a mínima crítica.
    Qualquer um, com um pouco de leitura, saberá que o homossexualismo não é recente. Não havendo então motivo para espanto e resistência da sociedade em geral.

    ResponderExcluir