quarta-feira, 3 de junho de 2009

O tabuleiro vira e o "rei" sai do xeque


Em um jogo de xadrez a função de todas as peças é de proteger o rei, esse merece a proteção porque levará todas as outras peças, perdedoras ou não à vitória. Quando os perigosos 3 a 0 a favor da cassação do governador Luiz Henrique da Silveira apareceram no Supremo Tribunal Federal, seu fiel escudeiro, o vice de LHS, Leonel Pavan, contratou o jurista Fernando Neves para virar o jogo. Se comparado ao jogo de xadrez, Leonel se tornou a “rainha” de Luiz Henrique. Com liberdade para andar em todas as casas, ou seja, com a atenção da imprensa voltada para o governador, Pavan deu um jeito de pular algumas casas pretas e contratou Neves, aqui visto como um “bispo”, para se unir na luta contra a cassação do líder LHS. Luiz Henrique deve um favor ao seu vice-governador Leonel Pavan, que por sua vez também deve favores ao jurista que virou jogo de 3 a 0 contra o governador para 6 a 1 a favor do mesmo. Com Luiz Henrique absolvido das acusações de abuso de poder político e econômico na campanha de 2006, ampliou a possibilidade de que os partidos PMDB, PSDB e DEM se unam. Seria como se as peças brancas se tornassem aliadas das peças pretas, no xadrez. Com essa aliança entre as peças, o jogo acabaria. O povo não teria a oportunidade de escolher entre o reinado das peças brancas ou o reinado das peças pretas, pois mesmo que optasse por uma das cores, a ideologia de ambas seria única. Livre das acusações, LHS pode trabalhar em seu processo de sucessão. E no fim de semana, o governador visitou o ex-senador Jorge Bornhausen que atualmente faz parte dos Democratas. Essa visita poderia ser mais uma possibilidade da aliança entre os partidos. O “rei” começa a procurar um sucessor. Um rei nunca se esquece de suas dívidas, principalmente se a divida for com a fiel “rainha”. Como o vice-governador Leonel Pavan mostrou ser fiel a LHS, ajudando na virada do jogo, Luiz Henrique afirma que em 2010, independente da reedição da coligação vitoriosa em 2006, Pavan será governador. Essa afirmação de Luiz Henrique,sugere seu afastamento do governo para se candidatar ao senado. Mesmo com Pavan temporariamente no governo, devido o afastamento de LHS para a candidatura, será necessário um governador por mais 4 anos.
O cargo para novo governador do Estado será disputado. Para aqueles que defendem o PMDB como cabeça de chapa, um dos candidatos mais prováveis é Eduardo Pinho Moreira, que já teve seus dias de glória no governo, quando LHS se afastou para preparar sua campanha de reeleição. Momentos que podem ser oferecidos a Leonel Pavan. O ex-ministro José Dirceu (PSDB) também está interessado no cargo e revelou a um deputado federal de Santa Catarina que já conversou com a senadora Ideli Salvatti. (PT). A direção nacional do Partido dos Trabalhadores tem conhecimento de que José Dirceu é o candidato preferido para o partido, no Estado. Porém, trazer J.Dirceu para o PT pode obrigar Ideli a abrir mão da cabeça de chapa. A disputa pela casa mais próxima a do “rei” continua. José Dirceu acredita que o melhor nome para vice-governador é Cláudio Vignatti do PT, com Eduardo Moreira ou Dário Berger (PMDB) de candidato a governador. Dário, por sua vez, está em xeque. Enfrenta um processo por “prefeitura itinerante”, na Justiça Eleitoral, o que poderia dificultar sua candidatura. Os petistas preferem o atual presidente do PMDB, Michel Temer. Ao final do jogo, vence quem possuir a melhor habilidade de estratégia e tática.


Por Jaqueline de Mello.

3 comentários:

  1. O rei entre salvar-se no roque e o risco de se perder com a rainha.
    É preciso ressalvar que a rainha é, em qualquer corte enxadrista, uma peça que joga como que por si. Como tem personalidade própria, é uma peça perigosa, e na mão de um jogador fraco, pode levar embora a defesa do rei e trazer a derrota, se seduzida pelo outro jogador (com a aparente facilidade do jogo).

    ResponderExcluir