sábado, 2 de maio de 2009

O trabalho da Polícia Militar Ambiental

Jucelito Lopes, sargento da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina e coordenador do grupo de educação ambiental alerta para os problemas da caça predatória. Segundo ele, hoje, não há necessidade do ser humano caçar para se alimentar. Mesmo assim a região de Joinville, que abrange 19 municípios tem um histórico de apreenções da caças.

Na região os animais mais caçados são:

* Coati
* Cutia
* Tatu
* Capivara



Outro alerta que que Lopes, trabalhando há 12 anos na PMA, faz é sobre o perigo de estar na mata e encontrar o Porco do Mato. "Esse é um dos animais mais perigosos de se encontrar. Eles andam em bando de 40, 50 e atacam o ser humano. Não adianta atirar, eles não fogem. Quando encontrar esse animal a recomendação é subir em alguma árvore. Assim ele vai embora e desiste, pois não consegue subir em nada", declara Lopes.

Para o sargento o fato que mais marcou sua vida foi a prisão de 5 caçadores, que estavam na Estação Ecológica do Bracinho, na divisa de Joinville com Schoereder. "Esses caçadores, normalmente são pais de família, são pessoas de bem e mesmo assim particam a caça como esporte, mas para nós é um crime o que eles estão fazendo", afirma Lopes.

Nos municípios da região de Joinville os maiores felinos que podem ser encontrados são: Jaguatirica e o Puma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário